Geral

Médico dá dicas de como se prevenir contra viroses

Published

em

Fotos: Divulgação

Vômitos, diarreia, febre e mal estar podem ser sinais e sintomas de que você está com alguma virose. Nesta época do ano, as viroses são causadas, na maioria dos pacientes, pelos vírus que infectam o sistema gastrointestinal levando a quadro de vômitos e diarreia.

Segundo o médico-cirurgião pediatra e diretor-técnico do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, Pablo Rodrigo Knihs, os atendimentos de urgência e emergência no hospital tiveram aumento de 20 a 30%, porém, o número de internações se manteve semelhante aos últimos anos.

O médico explica que ao surgirem os sintomas, a medida mais eficaz para evitar as viroses é a lavagem constante das mãos, tanto de quem cuida das crianças, especialmente os bebês; quanto das crianças maiores, particularmente antes das refeições. “As mãos carregam uma grande carga viral que pode facilmente contaminar as crianças em um simples contato ou no manuseio dos alimentos que serão oferecidos a elas.”

Outra dica que o médico dá é a de manter os ambientes arejados e livres de cortinas, tapetes e outros objetos que possam acumular poeira e causar alergias e irritações. “As crianças com sintomas de viroses não devem ser mandadas para a escola para evitar a piora do quadro e o contágio dos colegas. Quando aparece a desidratação podem ocorrer boca seca, diminuição da diurese, olhos encovados , apatia e letargia,” completa. A secretária de Saúde de Lages, Odila Waldrich, comenta que os casos em Lages não são alarmantes se comparados a outras cidades e estados.

clique para comentar

Deixe uma resposta