Geral
Mais tempo com luz do dia
Todos terão mais tempo para fazer atividades ao ar livre, a partir deste domingo. Há quem não goste, mas o horário de verão faz o dia escurecer mais tarde e muitos gostam de ter mais tempo com luz do dia. Roberto Ramos, 45 anos é daquelas pessoas que adoram o calor e preferem o horário de verão para passear. “O dia dura mais, é bem mais gostoso”.
Porém, o pôr do sol mais tarde vai além de mudar os hábitos. Ele afeta nosso relógio biológico e para ajustar de forma mais efetiva é preciso uma mudança da rotina. A neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, Andrea Bacelar, afirma que essa exposição maior à luz do sol interfere no sistema hormonal do corpo.
Como durante a noite, antes de dormir, um hormônio chamado melatonina é produzido, a claridade reduz a liberação dele, o que pode prejudicar o sono. O corpo humano leva de uma semana a dez dias para se adaptar ao novo horário. E, segundo a especialista, o retorno do relógio para a hora natural, o que ocorrerá em 16 de fevereiro de 2019, é mais tranquilo.
Tempo
O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, afirma que o horário de verão só leva a palavra verão, porque o calor, na região Sul, deve chegar somente em dezembro. Podem ocorrer dias mais quentes em novembro, mas o forte do calor, só no último mês do ano mesmo. “E talvez tenha que sair de casaco leve, no verão, por causa de vento ou um ar mais gelado”.
Mudança
O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Somente os estados que ficam na região Norte e Nordeste não são afetados. Normalmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro por causa do segundo turno das eleições.
Dicas para se adaptar
Durma mais cedo
Tente ir dormir 15 minutos mais cedo a cada dois dias. No sábado que vem, seu corpo já estará adaptado e não vai sofrer com a mudança de horário
Sol na hora certa
Se expor ao sol durante a manhã ajuda a eliminar o sono, mas evite os raios solares e a luminosidade após às 18h. Se neste horário você estiver na rua, coloque um óculos escuro. Se estiver em casa, feche as cortinas.
Evite cochilos
Nos primeiros dias do horário de verão, evite cochilar depois do almoço. Isto pode prejudicar seu sono à noite.
Atividade física mais cedo
Organize-se para fazer suas atividades físicas no horário da manhã. À noite, seu corpo pode ficar muito agitado e prejudicar seu sono
Comidas e bebidas
Durante o horário de verão, procure comer alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos. Beba bastante água e evite tomar bebidas que contenham cafeína, principalmente à noite.
Fonte: Jornal Extra