Geral
Lula se reúne com Alan García em Manaus para assinar acordo de cooperação
Lima (Peru), 16/06/2010, (EFE)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta-feira o presidente do Peru, Alan García, em Manaus onde os dois assinarão um acordo de cooperação energética.
García viajou acompanhado do chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, e de uma delegação de empresários que buscará fazer novos contatos de negócios.
O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, adiantou ontem em Brasília que o principal assunto será um acordo para a provisão de energia elétrica ao Peru que, além disso, deve colocar as bases para a participação de empresas brasileiras no setor energético do país andino.
Segundo Baumbach, estas negociações fazem parte "do processo de interconexão elétrica entre o Brasil e o Peru, que pretende reforçar a segurança energética dos dois países" e está emoldurado no acordo de "aliança estratégica" assinado em 2003.
"O acordo estabelecerá regras gerais para a participação do Brasil em projetos hidrelétricos em território peruano, incluindo a exportação dos excedentes para o Brasil e também deve contemplar as ações necessárias para garantir a "sustentabilidade ambiental" dos projetos, acrescentou.
Além disso, a brasileira Odebrecht participa do projeto do gasoduto no Peru para abastecer de gás natural às regiões de Cuzco, Arequipa, Puno, Moquegua e Tacna.
A relação comercial entre o Brasil e o Peru registrou uma forte alta entre 2003 e 2008, período no qual a troca passou de US$ 724 milhões para US$ 3,3 bilhões.
O líder peruano retorna ainda esta tarde a Lima.
Foto: (EFE)