Geral
Levantamento da Rede Rural aponta números positivos
O programa Rede Rural de Segurança, do 6º Batalhão da Polícia Militar, tem surtido efeito e desde janeiro as propriedades certificadas não registram ocorrências de furto de gado (abigeato). É o que aponta levantamento realizado pelo comando.
Duplas de policiais fazem visitas preventivas às propriedades e avaliam as condições de segurança em aspectos como iluminação, barreira perimetral, cuidados com animais, equipamentos, instalação de câmeras de monitoramento, alarmes, cercas elétricas e outros meios que possam contribuir com a segurança.
Caso atenda as mínimas condições de segurança, o dono ganha a certificação, ou seja está autorizado a colocar uma placa na propriedade avisando que há monitoramento da Rede Rural de Segurança da PM.
A região do 6º BPM é a maior do Estado em extensão territorial, com 2.644 km², e tem como base da sua economia as atividades de agricultura, pecuária e indústria madeireira e por isso, os policiais precisam dividir, estrategicamente, as rotinas diária por áreas.
E de acordo com o levantamento do segundo Tenente Tadros os furtos de gado foram registrados em 32 propriedades dos 22 municípios que abrangem o 6º Batalhão de Lages e que não tinham certificação.
“Exemplo é uma propriedade na Coxilha Rica, que teve 42 animais furtados em janeiro. O dono fez a certificação e não foi mais alvo de criminosos”, explica ao destacar que aquelas (propriedades) que atingiram a pontuação mínima são reavaliadas após as adequações.
O compartilhamento de informações com proprietários sobre as principais necessidades de policiamento em cada região direciona as ações de segurança de maneira objetiva. Assim o programa estabelece uma relação de confiança com a população do interior.
Além do trabalho preventivo, as guarnições da Rede Rural de Segurança realizam operações conjuntas com diversos órgãos de segurança e fiscalização. Os números dos relatórios de produtividade diária demonstram esta particularidade. Foram abordados 196 veículos e 371 pessoas neste período, em operações, patrulhamento de rotina, policiamento de eventos e outras atividades.
O programa
A Rede Rural de Segurança conta hoje com o efetivo de cinco Policiais, distribuídos em duas guarnições atendendo a 37 localidades do interior de Lages, em mais de 11 municípios na área de abrangência do 6º BPM.
Busca em um futuro próximo atingir toda a área do batalhão conforme a viabilidade de efetivo. Meta que o comandante pontua como principal para o ano de 2019. Os policiais também dão apoio a operações como por exemplo em Alfredo Wagner; Operação Serra Segura e Escolta combustível.
Destaques
-
235 propriedades rurais são cadastradas
-
46 possuem a pontuação mínima necessária para a certificação.
-
41 propriedades passarão por nova inspeção.
-
5 propriedades em média são revisitadas por dia e ainda são realizadas duas novas inspeções de segurança durante o turno de serviço.
-
38.451 quilômetros foram percorridos desde o início do ano