Geral
Lages receberá cursos técnicos e superiores ligados ao agronegócio
Dentro de aproximadamente 60 dias as obras de construção de salas de aula junto à sede do Sindicato Rural de Lages, estarão concluídas. O espaço será destinado aos cursos técnicos e superiores ligados ao agronegócio, da Faculdade de Tecnologia CNA, com a anuência do Ministério da Educação (MEC).
Inicialmente, as salas serão utilizadas para aplicação de cursos técnicos semipresenciais, sendo 80% à distância, e 20% com aulas presenciais, a cada 15 dias. O projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre a entidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
Segundo o presidente do Sindicato, Márcio Pamplona, a graduação é direcionada a jovens e adultos que vivem e trabalham no campo, propiciando conhecimento e capacitação, com 40 vagas iniciais. “Em dias de hoje, para se manter presente no meio rural é necessária a qualificação. Pois, além de fixar as pessoas no campo, a evolução técnica auxilia no aumento da renda e na produtividade”, salienta Pamplona.
Ainda conforme ele, os cursos fazem parte da Rede e-Tec Brasil, programados pelo MEC. O polo de Lages será o 11º de Santa Catarina e o segundo implantado somente na Região Serrana. O primeiro funciona em São Joaquim.
É por esta razão que o segundo piso do Sindicato Rural está sendo adaptado com três modernas salas e auditório. Uma delas, destinada somente para o ensino de informática visando estabelecer a inclusão digital.
O espaço irá também contar com refeitório, sanitários adaptados e secretaria. Futuramente, até mesmo um elevador será instalado facilitando a acessibilidade. “Com a evolução das culturas no meio rural, esta é uma maneira de o Sindicato se manter atuante, modernizando e diversificando as áreas de atuação, em prol dos associados”, ressalta Pamplona.