Geral
Lages eterniza no nome de Anita, a heroína de dois mundos
Anita Garibaldi, personagem importante na história da Serra Catarinense, teve seu nome eternizado em Lages. A rosa de Anita, uma flor desenvolvida na Itália e clonada no Brasil, foi plantada no jardim do Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa), no Centro da cidade.
O ato em homenagem ao bicentenário da heroína de dois mundos, contou com a participação de ninguém menos que a bisneta da guerreira: Annita (com dois ns) Garibaldi, que mora em Roma, capital da Itália, que veio a Lages especialmente para o ato.
A passagem da bisneta de Anita por Lages ocorreu na manhã de sexta-feira (14). Durante cerimônia, que contou com vasta programação, ela disse que ficou surpresa com a homenagem feita a sua bisavó, que teria nascido em Lages. A visitante foi presenteada com uma vestimenta que teria sido usada pela bisavó quando passou pela cidade.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira, disse que a vista da bisneta da heroína representa um momento histórico para Lages. Ele explicou que Annita está passando por todas as cidades catarinenses, onde a heroína passou durante a vida. Na Serra, ela também esteve no município de Anita Garibaldi.
Claudio ressaltou que foi a primeira homenagem que Anita recebe em Lages, sua possível terra natal. Ele entende que o plantio da rosa é o “start” para a cidade reforçar o resgate histórico da heroína. “Esta rosa plantada em Lages simboliza a bravura e a delicadeza de Anita”, declarou.
O historiador Adílcio Cadorin disse que a visita representa um marco importante para Lages e região, podendo resultar no estreitamento de relações entre brasileiros e italianos, um processo que poderá render bons frutos à região, fomentando, por exemplo, o desenvolvimento do setor turístico. Segundo ele, uma visita técnica está agendada para visitar em abril deste ano, as cidades da Itália, onde a guerreira Anita Garibaldi teria passado.
Visita a Anita Garibaldi
Na Serra Catarinense, a bisneta da heroína dos dois mundos também passou pelo município de Anita Garibaldi, por onde a bisavó teria passado. Registros históricos indicam que a heroína, durante uma fuga em 1840, teria atravessado o Rio Canoas a nado, onde, hoje, é a localidade de Santa Ana.
Durante sua passagem pelo município de Anita, a visitante foi presenteada com uma miniatura da réplica da imagem da guerreira e, durante discurso, disse esperar que sua visita seja a abertura para uma relação comercial que ajude a desenvolver o município.
“Nosso grande projeto é que através da história de minha bisavó Anita Garibaldi, possamos criar um instrumento para ajudar este município no seu desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse.
A visitante foi ao local onde sua bisavó teria atravessado o Rio Canoas. Uma placa foi afixada sobre uma pedra demarcando o local que ganhará infraestrutura como atrativo turístico do município.
Nas margens do rio, ela foi recebida por um grupo de cavaleiros liderados por uma mulher, simbolizando a passagem da guerreira. Mais tarde, foi homenageada na Câmara de Vereadores com o Diploma de Mérito Anitense.