Geral
Lageanos se encantam com novo calçadão
Os tapumes que cercavam o calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, sumiram e quem se espichava para espiar o que estava sendo feito na revitalização do espaço, foi surpreendido.
Depois de 13 meses de reforma, a obra foi inaugurada no sábado (23) de manhã e a população lotou a praça. No lugar de uma calçada cheia de buracos e desníveis, há um pavimento composto por pedra basalto.
O chafariz antigo, que passava quase despercebido, agora se tornou um dos pontos que mais chama atenção. Não é para menos, as águas saem do chão no embalo de músicas e não demorou para que a criançada se refrescasse nele. Embaixo da estrutura, há um reservatório e a água é tratada para ser reutilizada. Um bombeamento eletrônico garante o funcionamento.
Um parque de diversões com balanças, trepa-trepa e escorregadores fez a alegria das crianças. Uma Academia da Terceira Idade (ATI) também foi instalada no local. Um palco com 13 metros de comprimento de frente e oito metros de profundidade, foi construído com uma escada e rampa lateral para acessá-lo.
Nos fundos, há uma estrutura de dois andares com banheiros, que se chama Centro Cultural Aristiliano Ramos, em homenagem ao Colégio Aristiliano Ramos, que existia no local, estava interditado pela Defesa Civil e foi demolido para ampliar o espaço da nova praça.
A ideia é que se faça um memorial para que as pessoas se lembrem da escola. Antes, a praça não possuía esses atrativos e nem a edificação na lateral, que vai abrigar um restaurante, loja de artesanato e a Polícia Militar.
Será lançado um edital de licitação para ser definida a empresa que ocupará o espaço do restaurante, que também poderá ser um café. “Este espaço é para todos os lageanos e serranos, queremos que todos aproveitem”, disse o prefeito Antonio Ceron. Ao lado do palco, existem murais que mostram uma parte da história e da tradição de Lages, com fotos dos tropeiros, de autoria de Ricardo Bampi, e do calçadão antigo.
O público pôde contar, na inauguração, da praça, com apresentações artísticas dos alunos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins; Coral Vozes da Liberdade; show do tradicionalista Éder Goulart; e de Oswaldir e Quinteto Nativo.
Além disso, no final da solenidade de abertura, a comunidade pôde saborear um bolo de 253 quilos, número alusivo à quantidade de anos que Lages completou na sexta-feira (22).
“Lages vive um bom momento. São investimentos em diversas áreas que trazem mais desenvolvimento econômico e social ao município. Obras como esta elevam a autoestima de todos. Um presente para os lageanos”. Confira as fotos da inauguração do calçadão
Idoso quer reencontrar os amigos da praça
Birtilio Bratfisch era um dos idosos que adorava sentar nos bancos do antigo Calçadão da Praça João Costa para encontrar os amigos e bater um papo. No sábado (23), ele se esgueirava para tentar encontrar seus companheiros de conversa. Sentado em um banco e de sorriso largo, ele disse que como aposentado, não tem o que fazer em casa. Por isso, sempre passa o tempo na praça.
O que mais agradou a ele, foi a acessibilidade. Como tem uma filha cadeirante, lamentava o fato de não conseguir passear com ela no local, devido aos buracos e desníveis.
“Agora posso vir aqui e ela pode até se locomover sozinha. Lages precisava de um espaço assim. Quando estava fechado não achei que iria ficar tão bom, só acho que faltaram árvores, tem pouquíssima sombra.”
Crianças aproveitam o parquinho
Daiane dos Santos, 30 anos, e seu marido levaram o filho de quatro anos para brincar no parque de diversões instalado na praça. Ela considerou as mudanças positivas, pois disse que faltava um espaço para as crianças brincarem. “Só tinha o Tanque (Parque Jonas Ramos) para as crianças brincarem, agora temos mais aqui.”
O parque chama atenção da criançada, tanto é que o calçadão, que antes era bem vazio no domingo à tarde, foi bem movimentado durante o dia de ontem. Muitos pais levarem seus filhos para conhecer o novo espaço.
Cápsula do Tempo foi enterrada na praça
Quando as obras do calçadão estavam no início, no dia 20 de dezembro de 2017 foi descoberta uma cápsula do tempo enterrada no local. Nela, havia recortes de jornais e moedas que ficaram esquecidos por 83 anos.
Com o objetivo de preservar a história, a prefeitura pediu para que 30 crianças da rede municipal de ensino escrevessem cartinhas de como imaginam Lages quando completar 300 anos. E também para que relatassem seu objetivos de vida.
O prefeito Antonio Ceron e o vice-prefeito, Juliano Polese também escreveram cartas. E foram reunidos recortes de jornais divulgados na imprensa lageana durante a semana antecedente à reinauguração. A ideia é que as cápsulas sejam abertas, no dia 22 de novembro de 2066, quando Lages completar 300 anos de fundação.
Ordem de serviço foi assinada
A revitalização do Centro de Lages começou com a instalação de uma rede subterrânea de energia elétrica, feita nas principais ruas do Centro. Além disso, foram trocados os postes.
A segunda etapa foi a obra do Calçadão da Praça João Costa. E as próximas fases consistem na reforma no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho e da Praça João Ribeiro, que fica próxima à Catedral Diocesana.
Durante a inauguração da Praça João Costa, o prefeito Antonio Ceron assinou a ordem de serviço para a empresa Terra Engenharia continuar os serviços. Custeada com recursos do Governo do Estado, a revitalização completa do Centro tem investimento de R$ 13 milhões.