Geral
Junho foi mês de recordes em Lages. Confira!
1 e 2/6 – Queijo serrano, uma cultura em busca de reconhecimento
O Queijo Artesanal Serrano está numa missão, assim como diversos outros produtos da Serra Catarinense: a Indicação Geográfica. Com ela, o queijo terá sua identidade determinada, desde a produção até a venda. Isso possibilita que produtores locais consigam, também, vender o queijo serrano para mercados e outros estabelecimentos. Hoje, muitos produtores ainda se encontram na informalidade, em função da falta de legislações próprias.
A reportagem mostrou a produção em municípios como São José do Cerrito e São Joaquim, e, em Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. No Estado vizinho ainda se busca uma regulação da atividade, pois só podem vender informalmente, enquanto em SC, algumas queijarias já conseguem comercializar no próprio município.
6/6 – Travestis são agredidas no Centro
Maiara Oliveira estava trabalhando na Rua Otacílio Vieira da Costa, quando um gol cor preta, com quatro pessoas, passou devagar para observar ela e as colegas. A travesti, de 24 anos, resolveu conversar com o grupo, quando o veículo passou pela segunda vez. O que não esperava, é que uma das pessoas, no banco da frente, iria descarregar um extintor contra ela.
Os detalhes da agressão foram registrados em vídeo e divulgados nas redes sociais. Foi a segunda vez, em menos de um mês, que as travestis de Lages foram agredidas dessa forma. Maiara resolveu chamar a polícia e registrar um boletim de ocorrência como transfobia.
10/6 – Cruzeiro conquista Campeonato Amador
O Cruzeiro quebrou um jejum de seis anos ao conquistar um dos mais importantes títulos do futebol não profissional da Serra Catarinense. Após vencer o AFC, em duas partidas, a equipe celeste comemorou o título do Campeonato Amador – Taça José Paschoal Baggio.
Disputando o Amador há seis anos, o Cruzeiro nunca havia passado da semifinal.
Uma final como a do Amador sempre deixa os times com os ânimos exaltados, mas a equipe de arbitragem, liderada pelo emblemático Clésio Moreira dos Santos (Margarida), tirou isso de letra.
24/6 – Maior paçoca de pinhão do mundo, em Lages
Foi servida no Parque de Exposições Conta Dinheiro, durante o último dia da 31ª Festa Nacional do Pinhão, a maior paçoca de pinhão do mundo. Foram produzidas três toneladas de paçoca, feitas por cerca de 30 voluntários, que estavam desde às 5 horas da manhã preparando a refeição. Além de voluntários, a paçoca também foi preparada pelo Restaurante “O Bistrô”. Foi a primeira vez que esta quantidade foi feita e a ideia foi entrar para o livro dos recordes.
24/6 – Leoas são campeãs do mundo de futsal feminino
Em um jogo emocionante, as Leoas da Serra faturaram o título do Campeonato Intercontinental de Futsal Feminino, após vencerem o Atlético Navalcarnero, da Espanha, na final da competição. A partida foi realizada no Ginásio Jones Minosso, em Lages.
Como perderam o primeiro jogo da final por 3 a 1, na casa das adversárias, as Leoas precisavam da vitória no tempo normal, por qualquer placar, e na prorrogação, e foi justamente isso que aconteceu.
28/6 – Passarela entre dois bairros seria implantada até agosto
A terceira, das cinco passarelas de pedestres na BR-282, no trecho urbano de Lages, deveria ser implantada até início de agosto deste ano. A estrutura dará mais segurança para a comunidade dos Bairros São Francisco e São Paulo. No entanto, as demais aguardam pela conclusão do processo de desapropriações de imóveis particulares.
A empresa Zanco é responsável pelo projeto e execução das obras das cinco passarelas. O contrato no valor de R$ 5,7 milhões foi assinado em abril de 2017. O prazo inicial para a conclusão era outubro do ano passado, mas precisou ser estendido. O novo prazo passou para dezembro deste ano. Mas pelo que tudo indica, deverá ser prorrogado novamente.