Geral

Jovens têm direito a descontos em passagens e entradas

Published

em

A lageana Milena, que mora no RJ, utilizou dos serviços do ID Jovem para visitar a família na Serra Catarinense - Foto: Leonam Torre/Divulgação

Para a lageana Milena Tomaz, 23, encurtar a distância entre Nilópolis, no Rio de Janeiro, cidade onde mora, e Lages, ficou mais fácil e mais barato, graças ao Identidade Jovem, da Caixa Econômica Federal, que oferece desconto e, até mesmo, vagas gratuitas no sistema de transporte coletivo interestadual e possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

Milena mora há pouco mais de seis meses no Rio de Janeiro e a família permaneceu na Serra Catarinense. Sem o ID Jovem, ela gastaria cerca de R$ 600 para visitar os familiares. Com o documento, o mesmo trajeto sai por R$ 32 (ida e volta).

Jovens entre 15 e 29 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, são os beneficiários desse serviço. O benefício vale também para não estudantes. Para conseguir o cadastramento é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS), que é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na prefeitura da cidade onde se reside, para realizar o cadastro.

O ID Jovem é um cartão é virtual e deve ser apresentado nos estabelecimentos pela tela do smartphone ou impresso pela página na internet. Para realizar o cadastro impresso, é necessário estar com o NIS e preencher os dados solicitados, com isso, o cartão é gerado. Para utilizar, é preciso imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de um documento oficial com foto.

Ao fazer o download do aplicativo da ID Jovem basta preencher o campo solicitado com o número do NIS e dados cadastrais. Com isso, não é necessário imprimir, apenas apresentar o cartão dentro da validade no momento da aquisição, junto com um documento oficial com foto. O documento tem validade de 180 dias. Após esse período, é necessário revalidar o cartão com uma nova consulta no aplicativo ou site. Se utiliza o ID Jovem impresso, é preciso imprimir o novo documento gerado.

clique para comentar

Deixe uma resposta