Geral
Inicia processo de licitação para a Área Azul
A expectativa é que a Área Azul de estacionamento volte a funcionar no primeiro trimestre deste ano. Nesta quarta-feira (8), foram abertas as propostas da licitação para a concessão da Área Azul e duas empresas foram credenciadas. O próximo passo é o início dos prazos de recursos e outros requisitos do processo licitatório, que vão desde a documentação até as estruturas das empresas.
Não foram divulgados mais detalhes do edital. O objetivo é daqui cerca de 30 dias, sair a empresa vencedora da disputa.
No edital, o secretário de Administração, Antônio César Arruda, conta que há critérios contábeis e administrativos, dentre outros detalhes. “Todo o processo licitatório é conhecido pelas duas empresas. A que perder o processo, pode entrar com recurso, mas só se tiver alguma divergência no edital.”
Ele considera importante o estacionamento do Centro e do Coral, que possui em torno de 2,8 mil vagas, ter rotatividade. Desde que a Área Azul deixou de funcionar, há cerca de três anos, é difícil encontrar local para estacionar nestas regiões da cidade.
“Muita gente coloca o carro de manhã e tira só a noite. Isso não está certo. Com a Área Azul, a cada duas horas é preciso tirar o veículo, liberando a vaga para outra pessoa. Este espaço deve ser democrático.”
Depois que deixou de funcionar, foi ventilada a hipótese da Câmara de Dirigentes Lojistas assumir a administração das vagas de estacionamento do Centro e do Coral.
Os empresários reclamam que muitos clientes deixam de comprar porque não encontram local para deixar o carro e preferem ir ao shopping, que possui espaço garantido para seus veículos. Por isso, foi estudada a possibilidade da CDL assumir a administração do estacionamento, por meio da Lei 13.019 (Marco Regulatório).
Porém, em reunião realizada entre lojistas e prefeitura, foi divulgado que não era possível. Isso porque a concessão do serviço de operação e administração da Área Azul precisa, obrigatoriamente, ser licitada.