Geral
IJPB recebe prêmio Santa Catarina pela Educação
Atualização 20:05 (30/8)
O Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), braço social do Correio Lageano, recebeu na manhã desta quinta-feira (30) o Prêmio Santa Catarina pela Educação. O Instituto foi premiado pela veiculação do caderno “What’s Up? O que acontece?”, que estimula jovens estudantes à reflexão das profissões, além de proporcionar a publicação de textos e diálogos, feitos de jovens para jovens.
“O Instituto José Paschoal Baggio acredita que a educação também é atitude. E por meio dos seus programas e projetos tem como alicerce a Educação. O caderno ‘What’s Up?’ faz com que o jovem vivencie várias fases do conhecimento, mas também da escolha profissional. É isso que nós queremos, uma Serra Catarinense desenvolvida sócio e economicamente”, comenta a gerente executiva do IJPB, Edite Moraes.
O prêmio busca dar visibilidade às propostas de Santa Catarina que estão contribuindo para a elevação da escolaridade e qualificação profissional de seus trabalhadores, com vistas à sustentabilidade dos negócios, à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e ao fortalecimento da economia do Estado. Nesta edição, foram 125 práticas inscritas.
No evento, realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), 13 empresas e sindicatos foram premiados por seus trabalhos. A Serra Catarinense conquistou duas destas premiações. Outras cinco iniciativas serranas também estiveram na final.
O Prêmio Santa Catarina Pela Educação é uma iniciativa das federações da indústria (Fiesc), do comércio (Fecomércio), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) e é concedido em três categorias: Elevação da escolaridade básica do trabalhador, Educação profissional do trabalhador e Programa de Educação Corporativa.
Premiados da Serra Catarinense
Instituto José Paschoal Baggio
O Caderno Jovem – What’s Up? É produzido mensalmente por estudantes do ensino médio, de escolas públicas estaduais da Serra Catarinense, que se reúnem para discutir temas como formação profissional, carreira, Enem, entre outros. A partir da reflexão sobre os temas, eles produzem matérias que são divulgadas neste caderno. A publicação circula nas 44 escolas estaduais que compõe a 26ª Gerência Regional de Educação e nas edições encartadas do CL.
Parceria Simmmel e Sesi
O Simmmel passou a oferecer este ano a EJA Profissionalizante para elevar a escolarização básica dos trabalhadores das indústrias de serralheria e metalurgia. Participam 35 profissionais que frequentam o ensino médio e curso técnico ao mesmo tempo. Além de elevar o nível de escolaridade dos colaboradores e a qualificação profissional, o programa visa prepará-los para a adoção de novas tecnologias, serviços e produtos.