Geral
Governador conhece as riquezas da Serra Catarinense
Em sua primeira viagem oficial, como governador, à Serra Catarinense, Carlos Moisés da Silva foi o escritório da Epagri, em São Joaquim, onde profissionais e técnicos da empresa apresentaram os trabalhos realizados e os resultados já alcançados.
“Estamos conseguindo otimizar a produção nas pequenas áreas. Isso é resultado de todo um processo de assistência aos produtores e um diferencial do nosso Estado,” comentou a diretora-presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Lá, o governador conheceu a goiaba serrana, entre outros projetos desenvolvidos e seguiu para conhecer algumas propriedades e suas produções, que compõem a base econômica do município.
Qualidade internacional
Proprietário de 350 hectares dedicados ao cultivo da maçã, o fruticultor Fumio Hiragami fez questão de receber o governador para apresentar o trabalho que realiza há mais de quatro décadas. “São 45 anos acreditando no potencial desta terra. Sou o japonês com a maior produção de maçã no mundo”, afirmou. Foram imigrantes japoneses como Hiragami que trouxeram a variedade Fuji para Santa Catarina. Hoje, a qualidade da fruta produzida em São Joaquim é considerada a melhor do mundo.
De acordo com o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, a importância do agronegócio para a Serra Catarinense é crescente. “Temos 2.300 produtores cadastrados no IBGE. A maioria deles tem pequenas propriedades de, em média, três a cinco hectares. O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna São Joaquim a Capital Nacional da Maçã. Essa excelência é mérito dos produtores.”
Ele também apresentou os pleitos do município ao governador, quase todos relacionados à infraestrutura. Moisés se comprometeu a levar os temas para discussão nos grupos de trabalho montados no Governo do Estado.
Para as obras viárias, o governador antecipou que está elaborando um consórcio com os municípios para agilizar os trabalhos, com investimento do Estado.
Fonte: São Joaquim Online