Coronavírus
Gerente do INSS Lages orienta como proceder na quarentena
O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue suspenso até 30 de abril. Contudo, não se descartada a possibilidade de prorrogação. Durante este período, os requerimentos e agendamentos devem ser solicitados apenas pelos canais remotos, através da central de atendimento 135 e aplicativo “Meu INSS”;
A gerente da Previdência Social em Lages, Priscila Wolff, explica as providências adotadas pelo órgão e pelo Governo Federal enquanto perdurar a suspensão do atendimento ao público, para enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Ela assegura que será garantida a manutenção da data de entrada do requerimento (DER). “Segurados com agendamentos marcados no período de suspensão dos atendimentos presenciais não serão prejudicados”, afirma.
Será mantida a antecipação das parcelas do 13º salário, sendo o pagamento da primeira parcela na competência de abril, e da segunda parcela no mês de maio, a ser pago aos aposentados e pensionistas do INSS.
Os beneficiários do INSS não terão interrupção nos pagamentos por não realizar a prova de vida pelos próximos quatro meses, a partir deste mês de março. Portanto, os bancos estão autorizados a efetuar pagamento de benefícios e realizar prova de vida por meio de procurador ou representante legal, sem prévio cadastramento junto ao INSS;
No que diz respeito à procuração, o documento deverá ser aceito quando for apresentado instrumento de mandato público para fins de pagamento de benefícios, nas situações de ausência por viagem, impossibilidade de locomoção ou moléstia contagiosa, cujo mandato esteja vigente e durante o período de 120 dias, podendo ser prorrogado por ato presidencial.
Além disso, os segurados estão desobrigados da necessidade de cadastro do CadÚnico para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “As exigências devem ser cumpridas exclusivamente pelo canal remoto Meu INSS, sem necessidade de apresentação de documentos originais”, adianta a gerente.
Documentos originais
Também fica dispensada apresentação dos documento originais para autenticação de cópias de documentos anexados pelo canal remoto por quatro meses. Isso vale para certidões de nascimento, casamento ou óbito, documento de identificação, Formulários de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), documentos apresentados para solicitação de pagamento até o óbito, fechamento de vínculo empregatício, alteração de dados cadastrais, cadastramento de Pensão Alimentícia, desistência de benefício e documentos do grupo familiar para fins de pedido de benefícios assistenciais.
Nesse período de quarentena estão suspensos os prazos para cumprimentos de exigências que não puderem ser cumpridas à distância e, nos casos de impossibilidade de cumprimento de exigência pelo canal remoto, os prazos ficarão suspensos enquanto perdurar a interrupção do atendimento presencial.
Nas situações em que houver dúvida fundada quanto à documentação apresentada, caberá solicitação de exigência, que terá prazo suspenso até o retorno do atendimento presencial.
Agendamentos suspensos
Os agendamentos estão suspensos, inclusive de reabilitação profissional e serviço social, devendo ser agendados apenas quando do restabelecimento do atendimento presencial nas unidades do INSS. Para que o segurado tire dúvidas o INSS disponibiliza o telefone de contato para atendimento à população quanto a utilização dos canais remotos: (49) 2102-2554 das 8h às 14h.
Perícia Médica
Segundo o Governo Federal, as avaliações médicos periciais presenciais também estão suspensas. Dessa forma, os segurados que fizerem requerimentos de Auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoa com deficiência, devem enviar o atestado pelo aplicativo ou site “Meu INSS”. Ato oficial ainda será publicado com as determinações. E será disponibilizado pelo central de atendimento 135 as informações quanto a inserção do atestado médico através da plataforma “Meu INSS”.
E aqueles que já estavam com perícia médica agendada dentro do período de interrupção dos atendimentos não terão o requerimento indeferido. Está permitida a remarcação do exame pericial devendo o segurado remarca-lo por meio da central de atendimento 135 ou “Meu INSS”.
Acesso pela Internet
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reitera que os segurados podem ter acesso aos serviços ou pedir um benefício do INSS diretamente pela Internet. Basta acessar o Meu INSS através do gov.br/meuinss, ou através do App “Meu INSS”, ou ainda ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h.
Dificuldade para cadastrar a senha no Meu INSS? Veja o vídeo!
https://www.inss.gov.br/dificuldade-pra-cadastrar-a-senha-no-meu-inss-veja-o-video/
O INSS sem sair de casa! Veja como!
https://www.inss.gov.br/o-inss-sem-sair-de-casa-veja-como/
Imposto de Renda
INSS disponibiliza mais um meio de acesso ao extrato de rendimentos. O link abaixo é mais uma alternativa para obter demonstrativo, além do “Meu INSS”. https://extratoir.inss.gov.br
Senha de acesso ao “Meu INSS” também pode ser gerada por meio dos bancos parceiros (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi), o segurado tem que ser cliente deste bancos