Geral
FME premia os melhores do Jocol de 2019
As equipes do Atlético Honolulu e do Ajax, que decidiram o título do futebol de campo da Série A dos Jogos Comunitários (Jocol) nesta temporada, dominaram a seleção do campeonato. Dos 11 nomes escolhidos, quatro são do Atlético e três do Ajax. O time recebeu o “Prêmio O Goleador” quarta-feira (10) à noite, durante a tradicional cerimônia de encerramento do Jocol, em evento promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME), na sede do Pinheirinho. O ato contou com várias autoridades municipais.
A seleção do campeonato conta com Roger, Keketi, Pablo e Charlinho (Atlético Honolulu); Kelvin, Mário e Fábio (Ajax); Guilherme (Dom Daniel) Tio Mário (Vila Mariza B) e Cavada (São Luiz Honolulu), além de Tuca, técnico do Ajax. A eleição foi feita por dirigentes dos oito melhores times da Série A.
Também foram premiados os destaques individuais da temporada. Pablo, do Atlético Honolulu, foi eleito o craque do campeonato e ficou com a Bola de Ouro. Já a Bola de Prata foi entregue a Fábio, do Ajax. O lateral Mário, também do Ajax, faturou a Bola de Bronze. Kelvin foi escolhido o atleta revelação.
Durante a cerimônia, a FME também entregou os títulos de 1º, 2º e 3º lugares gerais. Os troféus levaram os nomes de personalidades do esporte lageano que contribuíram e contribuem no desenvolvimento do esporte na cidade: Armindo João Araldi, Mário Luiz Correa de Lima e Marco Aurélio Gonçalves.
O AD Vila Comboni, com 199 pontos, ficou o troféu de campeão geral, seguido pelo Vila Mariza CFC Souza, que somou 138 pontos e levou o vice-campeonato. Por fim, o L.D.U/CFC Souza, com 126 pontos, levou o troféu de terceiro lugar.
A FME também premiou os destaques da temporada. No futebol da Série A, o atacante Pablo, do Atlético Honolulu, ficou com o troféu de artilheiro, com 16 gols em 12 jogos. Com 10 gols sofridos em 12 partidas, Kelvin, do Ajax, faturou o troféu de goleiro menos vazado. Já o título de fair play ficou com o Benfica. Fernando Springmann foi escolhido o melhor árbitro, assim como os assistentes Daiane Madeira e Roger Muniz.
Na Série B, Tiago Souza da Silva (o Tiago Capeta), do Atlético Centenário, recebeu o troféu de artilheiro da competição. Em 10 jogos, o jogador marcou 18 gols. Guilherme Teles, do Figueirinha, foi o goleiro menos vazado, com 8 gols sofridos em 13 partidas. Já o troféu de fair play ficou com o Atlético Centenário.
Os Jogos Comunitários de Lages deste ano reuniram cerca de sete mil competidores em várias modalidades. As disputas começaram em março e se estenderam até domingo passado, quando aconteceu a final do futebol de campo.
Novidades para 2020
Durante a cerimônia, o superintendente da FME, Renatinho Junior, prometeu novidades para a edição de 2020. “Fizemos uma das maiores festas de encerramento da história e premiamos os melhores do ano. Para 2020, temos algumas mudanças que farão do Jocol uma competição ainda mais organizada”, destacou.
Dentre as novidades, Renatinho disse que haverá o retorno da Série C, além disso, será criado o futebol suíço + 50, com o objetivo de possibilitar que jogadores acima de 50 anos também possam disputar a competição – atualmente, existem apenas as disputas do + 40. Além disso, o site da FME ganhará uma nova cara, com mais informações, históricos dos jogadores, súmulas dos jogos, dentre outros itens.
Outra mudança que está sendo estudada diz respeito à rústica, que marca a abertura do Jocol. A FME estuda, em parceria com os corredores, mudar o trajeto da corrida, hoje disputada, basicamente, nas vias próximas ao Ginásio Jones Minosso.