Geral
Fim de semana terá temperatura baixa
Mesmo estando no inverno climático, as altas temperaturas registradas estiveram presentes na Serra Catarinense nos últimos dias. Na sexta-feira (9), com os 24°C registrados em Lages, muitas pessoas aproveitaram para tomar sorvetes para espantar o calor. “Estou aproveitando para me refrescar e dar uma adoçada na vida,” brincou a aposentada Alba Córdova de Moraes, enquanto se deliciava com um sorvete.
Só que esse calor fora de época promete dar uma trégua no fim de semana. A passagem de uma frente fria de fraca intensidade, por Santa Catarina, provoca chuva fraca (1mm a 5mm) e mal distribuída pela manhã de sábado (10). As temperaturas despencam com a mínima sendo registrada à noite, devido a uma massa de ar frio. Em Lages, as temperaturas variam entre a mínima de 5°C e a máxima de 16°C.
A geada deve aparecer no amanhecer de domingo (11), nas áreas mais altas da Serra Catarinense. As temperaturas mínimas ficam próximas e abaixo de zero na região de São Joaquim, Painel, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra; e em rápida elevação durante o dia, com o afastamento dessa massa de ar frio.
Estiagem
Com a baixa ocorrência de chuvas significativas em Santa Catarina, algumas estações hidrológicas monitoradas apresentam condições de estiagem. Isso porque, os meses de junho e julho foram marcados por pouca chuva, e agosto começou com o mesmo padrão, segundo os meteorologistas Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado.
Contudo, nos últimos dois meses, a Serra Catarinense foi a que mais choveu. Mesmo assim, ficaram abaixo da média. Em julho, o previsto era de 126mm, e choveu 106mm na região, segundo o pesquisador de Hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda.
Nos próximos 10 dias, duas frentes frias de fraca intensidade devem se deslocar por Santa Catarina, provocando chuva mal distribuída novamente e com valores pouco significativos. Além disso, a previsão indica pouca chuva também para a Serra Catarinense.
Embora haja condição de chuva para a região no sábado (10), não deve ultrapassar os 5mm. Outra frente fria chegará ao Estado entre os dias 12 e 13, trazendo também pouca chuva, já que o acumulado para estes dias não devem ultrapassar os 15mm na região Sul e os 5mm nas demais áreas.
O pesquisador explica, ainda, que o mês de agosto é considerado de pouca chuva, com dias ensolarados e ar mais seco em Santa Catarina. Mas a média está bem abaixo do esperado. Essa condição meteorológica deve agravar a estiagem, pois, atualmente, existem 14 estações hidrológicas em situação de alerta e emergência.
Na Serra Catarinense, a média prevista para este mês é de 131mm, e até agora foram registrados 5,4mm. Se essa situação se mantiver, Lages também poderá ser afetada pela estiagem. Pois baixará os níveis dos rios Canoas e Caveiras,” alerta. Com isso, além da produção agrícola o abastecimento de água pode ficar comprometido nas cidades da Serra Catarinense.