Geral
Fim de semana com predomínio de sol e calor
Com a chegada do verão, as temperaturas aumentam, atingindo, em algumas cidades da Serra Catarinense, 33ºC. O ano de 2019 se despede com a atuação de uma forte onda de calor em Santa Catarina, por influência de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil.
Os dias amanhecem quentes e a temperatura passa facilmente dos 30°C em todas as regiões, com máxima de 35°C a 40°C à tarde em boa parte do Estado, e o calor não dá trégua à noite.
Para o fim de semana, a previsão é de tempo estável, com predomínio de sol, calor típico de verão. Em Lages, a temperatura máxima pode chegar aos 33°C no sábado (28) e aos 35°C no domingo (29), segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz. Há indicativo de pancadas de chuva de verão, isoladas e passageiras à tarde e à noite, mas somente a partir de segunda-feira (30).
Para enfrentar esse calor todo, além da necessidade de beber muita água para manter-se hidratado, o uso de protetor solar é fundamental para evitar problemas causados pela exposição ao sol. Com as altas temperaturas e sem a previsão de chuva para o fim de semana, os serranos devem tomar cuidado com as queimadas.
O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, orienta que as pessoas tomem cuidado ao queimar lixo em áreas rurais ou perto de matas. “Evitar ao máximo, assim como jogar o cigarro na beira da estrada, condições favoráveis para a propagação do fogo”, informa.
Tendência
No primeiro dia de 2020, uma frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil, provocando pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina. Logo após, a previsão é de melhora no tempo com ligeira diminuição da temperatura com a chegada de uma massa de ar seco e um pouco mais frio.
A partir do dia 3, a previsão indica sol com variação de nuvens especialmente no Litoral, com chuva principalmente à tarde, e períodos mais prolongados de sol no interior, onde a chuva ocorre de forma mais isolada e no período da tarde. O indicativo é de pouca chuva no período, com acumulado pouco significativo no estado, e temperatura elevada.
Recomendações da Defesa Civil para dias quentes
Evitar atividades físicas no período entre às 12h e 15h. Ingerir bastante líquidos, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado. Umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos; Minimize exposições diretas ao sol; hidratar-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; comer alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas; vestir roupas folgadas e de cores mais clara; tenha cuidados especiais com idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.
O que não se deve fazer
Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperatura no ambiente estiver mais alta que 32°C; Deixar crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; beber álcool para manter o frescor; comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; vestir roupas pesadas e escuras.