Geral
Exposição sobre autismo estará na Câmara de Lages
A partir de segunda-feira (dia 22), a população lageana terá acesso à mostra “Autismo – Além do Olhar”, composta por obras de artistas acometidos por este transtorno, após exibição na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O Espaço Malinverni Filho, localizado na entrada principal da Câmara de Vereadores de Lages, sediará a exposição até o dia 30 de abril.
A exposição trará 13 pinturas feitas por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos. Entre as obras, animais e desenhos abstratos, todos pintados por autistas com idade entre 14 e 25 anos. A instituição é responsável por um projeto de arte-terapia, que semanalmente ajuda os alunos a se expressarem.
“Nós temos exemplos de evolução. Meninos extremamente agressivos que não conseguem, muitas vezes, ter um convívio social e que com a arteterapia acabam direcionando todos os seus sentimentos, tudo o que querem colocar pra fora de si e, às vezes, não conseguem por não ter uma linguagem verbal, acabam expressando através dos traços, através da pintura, do desenho que ele escolhe e se transforma nessas obras maravilhosas”, destaca Vera
“Vi que essa exposição estava na Alesc, no mesmo dia, nos mobilizamos para que pudéssemos trazê-la a Lages. (…) Como não vi as telas ainda, estou muito curioso para conhecer esse belo trabalho. Espero uma grande movimentação das pessoas para acompanhar a audiência pública ou, pelo menos, que prestigiem a exposição dos quadros feitos por pessoas incríveis.”, comenta o vereador Bruno Hartmann (PSDB), responsável por viabilizar a vinda da exposição a Lages. Ele é, também, o proponente de uma audiência pública que tratará de políticas públicas e rede de atendimento para pessoas com autismo e se realizará no dia 24, às 19h, no Plenário da Câmara.
O que: Exposição: “Autismo – Além do Olhar”
Local: Espaço Malinverni Filho – entrada da Câmara de Lages
Quando: De 22 a 30 de abril
Horário: 13 às 19h (exceto sábado e domingo)
Fonte: Assessoria de Gabinete vereador Bruno Hartmann