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Expectativa é que homologação do Aeroporto Regional saia ainda este ano

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O aeroporto está recebendo móveis, dentre outros objetos, para que possa operar - Foto: Adecir Morais

O Aeroporto Regional do Planalto Catarinense, em Correia Pinto,  continua sem previsão para entrar em funcionamento, contudo, está recebendo os últimos investimentos para receber a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

O processo está sendo conduzido pela empresa Infraero, que firmou um contrato com o Governo do Estado para administrar o aeroporto. Com duração inicial de um ano, podendo ser renovado ao final do prazo vigente, o contrato foi assinado no início deste ano. Além de encaminhar a homologação, a Infraero também está responsável por ocupar o espaço físico, limpeza e manutenção do empreendimento.

Conforme a superintendente da Infraero no aeroporto, Márcia Aparecida, ainda restam executar algumas ações para que o aeroporto tenha sinal para funcionar, recebendo, num primeiro instante, voos comerciais. A expectativa é que a homologação saia ainda este ano.

Márcia explica que vários equipamentos, como balizamento noturno e sistema de rádio para a navegação já foram instalados. E ainda este ano, será feita a revitalização da pista (lavagem e pintura). Além disso, atualmente estão sendo executados serviços de roçagem e limpeza de todo o sítio aeroportuário. Móveis também estão sendo instalados. No saguão, cadeiras novas foram colocadas.

“Com essa limpeza do sítio, conclui-se a licença ambiental de operação, aí ficamos no aguardo da Anac [para, finalmente, obter a homologação]”, declarou Márcia. Ela afirma que todas as exigências da Anac estão sendo cumpridas e garante que o processo está bem avançado. “Podemos dizer que temos o motorista e o carro, só falta a carteira de motorista”, disse.

A construção do Aeroporto Regional, considerado estratégico para o desenvolvimento regional, se arrasta há 15 anos. Os investimentos já superam R$ 40 milhões, com recursos da União e do Governo do Estado. A estrutura fica às margens da BR-116, entre Lages e Correia Pinto. Segundo apurou o CL, a Infraero já fez contato com empresas aéreas para operarem no aeroporto.

1 Comentário

1 Comentário

  1. louzada.cl@gmail.com

    14/10/2018 at 20:19

    Esse aeroporto já nasceu CAPENGA depois de milhões gastos, pista curta de 1.600m, somente 70m maior que a pista de Lages para turboélice de 70 lugares. O voo por instrumento é via um rádio farol de não precisão NDB, do inglês Non Directional Beacon, ao invés do moderno GPS. É o desperdício do erário!

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