Festa do Pinhão
Estande comercializa cuias tradicionais e personalizadas
Há dois anos o Shoppinhão, montado dentro de um pavilhão no Parque de Exposições Conta Dinheiro durante a Festa Nacional do Pinhão, conta com um estande dedicado exclusivamente para a comercialização de cuias e adereços relacionados a um hábito muito popular entre os serranos: tomar chimarrão.
Quem passa pelo local se depara com uma grande diversidade de materiais como cuias, mateiras e bombas, produzidos por uma empresa de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Gerson Damazio é representante da empresa e, segundo ele, apesar da grande diversidade, as mais procuradas são as cuias mais tradicionais, feitas de purungo.
“Lá na região de Novo Hamburgo as cuias coloridas e temáticas fazem muito sucesso, mas aqui em Lages o pessoal prefere as mais tradicionais e rústicas”, conta. As cuias temáticas estampam escudos de times de futebol e de cidades, fotos de pets (gatos e cachorros), imagens religiosas, super-heróis e desenhos animados.
Até o Inter de Lages, que na semana passada completou 70 anos de fundação, tem uma cuia personalizada no estande. “As bombas de inox e as mateiras de times, especialmente as do Grêmio, são as que têm maior procura. Quase não tenho mais materiais avulsos do Grêmio, apenas kits, tamanha a procura”, explica.