Esportes
Duelo entre Inglaterra e EUA terá briga à parte pela artilharia
Inglaterra e EUA se enfrentam, nesta terça-feira (2), pela semifinal da Copa do Mundo Feminina da França. O jogo acontece às 16 horas (horário de Brasília). O duelo marcará o encontro da primeira contra a terceira melhor seleção do ranking da Fifa. As brasileiras Edina Batista (árbitra), Neuza Inês Back e Tatiana Sacilotti (assistentes), que pertencem aos quadros da Federação Paulista de Futebol (FPF), foram escolhidas pela Fifa para comandar o jogo.
As americanas chegam invictas para a disputa. Em cinco jogos disputados, (três na fase de classificação, um nas oitavas e outro nas quartas de final), elas conquistaram cinco triunfos. Marcaram 22 gols e sofreram apenas dois. Foi delas a maior goleada do torneio até então: 13 a 0 em cima da Tailândia, pela primeira rodada da fase de grupos. Elas, que têm as duas artilheiras da competição, as craques Alex Morgan e Megan Rapinoe, com cinco gols cada, ainda derrotaram o Chile (3×0), a Suécia (2×0), a Espanha (2×1) e a França (2×1).
A Inglaterra, que tem a terceira artilheira do torneio (Ellen White, com cinco gols), também chega em busca de uma vaga na final com 100% de aproveitamento. As inglesas venceram os cinco jogos realizados até então, marcaram 11 gols e sofreram apenas um. Na fase de classificação, derrotaram a Escócia (2×1), a Argentina (1×0) e o Japão (2×0). Já nas oitavas, despacharam o Camarões por 3 a 0 e, nas quartas, a Noruega, pelo mesmo placar.
Outra semifinal, envolvendo Holanda e Suécia, acontece nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília). As holandesas também chegam invictas para a disputa. Na fase de grupos, elas venceram as seleções de Nova Zelândia, Camarões e Canadá, por 1 a 0, 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente. Já nas oitavas e nas quartas, triunfaram em cima do Japão (2×1) e Itália (2×0).
As suecas, por sua vez, chegam às semifinais com quatro vitórias em cinco jogos. Na primeira fase, elas venceram o Chile (2×0), a Tailândia (5×1) e perderam para os Estados Unidos por 2 a 0. Em todos estes jogos, elas marcaram 10 gols e sofreram dois.
Saiba mais sobre as semifinalistas
Inglaterra
Ocupa o 3º lugar do ranking da Fifa. Já participou quatro vezes da Copa do Mundo. A melhor posição foi o 3º lugar em 2015. Confirmou participação na Copa da França ao terminar em primeiro lugar no Grupo 1 da Eurocopa. O técnico é Phil Neville, ex-jogador do Manchester United. A atacante Fran Kirby, que atua no Chelsea, é a principal aposta da equipe inglesa.
Estados Unidos
A líder do ranking da Fifa participou de todas as edições da Copa do Mundo. As americanas são campeãs da América do Norte, Central e Caribe de 2018. A técnica é Jill Ellis. Em 2015, ela recebeu o título de melhor treinadora mundial feminina, mesmo ano em que conquistou o tricampeonato mundial. Julie Ertz é uma das principais jogadoras da equipe. Atualmente joga no Chicago Red Stars.
Holanda
Ocupa o 8º lugar do ranking da Fifa. Na única vez que participou da Copa do Mundo (2015), foi eliminada nas oitavas de final. A técnica da seleção holandesa é Sarina Wiegman, eleita a melhor treinadora da Europa em 2017. A atacante Lieke Martens, que joga no Barcelona, foi eleita a melhor jogadora da Europa em 2017.
Suécia
Ocupa a 9ª posição no ranking da Fifa. Participou de todas as edições da Copa do Mundo. O experiente técnico Peter Gerhardsson é o comandante da equipe, ele já treinou também a seleção masculina e outras categorias. Uma das principais jogadoras é Stima Blackstenius, uma atacante rápida, ágil e com chute forte. Joga no time sueco Linköpings FC.
Fonte: Agência Brasil