Geral

Domingo acontece a celebração dos 90 anos da Diocese

Published

em

Dom Guilherme e Padre Ildo, explicam sobre a confraternização de domingo
Foto: Marcela Ramos

Criada em 1927 e instalada em 1929, a Diocese de Lages comemora seus 90 anos, neste domingo (17), na Festa das Tendas: Festas da Misericórdia

A celebração, que será na Praça Joca Neves tem o seguinte lema: Na caminhada do Povo Serrano, Deus “não esquece o  clamor dos pobres”. Conforme o Padre Ildo Ghizoni, a 23ª Festa da Diocese das Tendas, espera que aproximadamente cinco mil pessoas passem pela festa. São 25 paróquias na região, em Lages, oito: Nossa Senhora Aparecida do Navio (Vila Nova), São Judas Tadeu (Copacabana), São Cristóvão (Cidade Alta), Sagrada Família (Frei Rogério), Nossa Senhora do Rosário (Coral), Nossa Senhora da Saúde (Guarujá) e Nossa Senhora das Graças (Popular). Todas elas estarão participando com suas tendas e cada uma será responsável por trazer a alimentação. A comida é típica da Serra Catarinense, será servido, pão com mel, entrevero, polenta, cuscuz, arroz doce, dentre outros pratos tradicionais. Cada pessoa deve levar seus utensílios de alimentação como canecas, pratos e talheres, pois na festa não será usado descartáveis para não poluir o meio ambiente. “A alimentação será distribuída gratuitamente, nada será vendido, pois é tudo partilhado”, afirma o padre. 

Ele também explica que os objetivos principais da confraternização é resgatar a Fé que une o povo de Deus, encontrar amigos que estão dispersos, que moram em outras cidades e resgatar a alimentação típica da região.  “Precisamos sair do individualismo, e viver em comunidade. Reforçar as famílias, as ações comunitárias e mostrar que podemos viver melhor onde há partilha.”

>> História 

A Diocese realizou a primeira Festa das Tendas inspirada na Bíblia Sagrada, em 1997, ano em que comemorava o Ano Bíblico Diocesano pela passagem dos seus 70 anos de criação pela bula papal “Inter Praecipuas”. 

Para celebrar os 70 anos de sua criação, a Festa das Tendas quer recordar e trazer de novo ao coração a memória histórica com suas tradições, devoções e reavivar o sonho de uma sociedade e de uma igreja sem exclusões, justas, fraternas e solidárias, sinal do reino definitivo.

A Festa das Tendas é um lugar onde há o respeito com o meio ambiente, opção pela simplicidade na escolha e administração dos bens da comunidade, e demonstrar na prática a partilha de cada pessoa e das comunidades.

Cada comunidade paroquial está presente com sua tenda, acolhe os visitantes, expõe um pouco de sua caminhada evangelizadora e pastoral, conforme o tema do ano. A comida típica e farta distribuída gratuitamente é um forte sinal da caminhada compartilhada pelos membros da comunidade para a sua própria manutenção, para a distribuição aos mais pobres e ajuda na dimensão missionária. 

>> O que as paróquias devem trazer para a Festa das Tendas 

  • A colcha de retalhos, para cobrir a estrutura das tendas, simbolizando a presença viva e atuante do povo de Deus.
  • O livro da Bíblia Sagrada 
  • Imagem, Estampa ou Estândar do Padroeira/Padroeira. 
  • Fotos, Banners, Cartazes do que a comunidade fez durante o  Ano da Misericórdia. 
  • Lembrancinhas
  • Voluntários para estarem durante o dia acolhendo e expondo algumas realizações do Ano da Misericórdia. 

>> Programação

O café da manhã será servido às 8h30, na Praça Santa Cruz, e às 10h será a Benção do Santíssimo nas Tendas, na Praça Joca Neves. 

Segundo Dom Guilherme Antônio Werlang, as tendas fazem parte da caminhada do povo de Deus, especialmente na travessia do deserto, o que era de um, era de todos.  “É onde desaparece o comércio. O alimento é um direito humano, especialmente a água. Ninguém pode ser cristão e seguidor de Jesus Cristo e negar o alimento,” afirma. 

Domingo 17/11 

8h – Acolhida das paróquias na comunidade Santa Cruz

8h30 – Café da manhã  (Praça da Sta Cruz)

9h – Oração inicial e Procissão Silenciosa em direção à  Praça Joca Neves com a Cruz Missionária e imagens dos padroeiros e padroeiras

10h – Benção do Santíssimo nas Tendas

10h30 – Terço  Missionário com as crianças

12h – Almoço

13h – Momento Cultural

15h – Santa  Missa – Celebração do Jubileu dos 90 anos e envio das comunidades às suas paróquias

clique para comentar

Deixe uma resposta