Economia e Negócios

Curtas do interativo rural

Published

em

Lages, 22/06/2010, Correio Lageano/Epagri/divulgação

 

Arroz

 

O Brasil quebrou até o final de 2009 o recorde de exportação de 790 mil toneladas de arroz em casca, segundo os principais analistas de mercado, e chegou a fevereiro de 2010 com a venda de mais de 900 mil toneladas ao exterior.

 

O volume representará 125% sobre 400 mil toneladas previstas inicialmente pela Conab para a internacionalização de arroz brasileiro em 2009/10. Em 2009 o país consolidou posição entre os 10 maiores exportadores do mundo, já alcançada em 2008.

 


Trigo

 

Para o plantio da nova safra de trigo, com este cenário de desalento na comercialização, os produtores olham para Brasília como o sertanejo que aguarda a chuva.

 

O triticultor espera que o pacote de medidas de incentivo ao plantio da próxima safra do cereal trará os valores do preço mínimo e do pagamento do seguro real, além das tarifas de importação e da definição das linhas de crédito para o setor.

 

Com preços internacionais em baixa e com o real valorizado frente ao dólar, a expectativa de receber preços mínimos que cubram os custos de produção é que garantirá a produção nacional de trigo.

 


Catástrofes

 

A intensificação da ocorrência de catástrofes naturais ao redor do planeta pôs as mudanças climáticas em destaque na pauta de governantes e dos cidadãos.

 

Embora não se possa afirmar que as catástrofes sejam desencadeadas unicamente pelo aquecimento, especialistas concordam que há participação do fenômeno nesses episódios. Santa Catarina já sente esses efeitos e o serviço de meteorologia registra alterações como o aumento da temperatura média do ar, da frequência e intensidade de secas e de eventos extremos de precipitação pluviométrica.

 


Biopneu. A Goodyear começou a produção de um revolucionário tipo de pneu, que pode reduzir largamente a poluição e consumo de energia provocada pelos atuais modelos, feita de polímero biológico derivado do amido de milho.

 


 

clique para comentar

Deixe uma resposta