Geral

Cuidados ao praticar atividade física durante dias de frio

Published

em

Integrantes do grupo CAASC também participam de competições estaduais e nacionais - Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

As temperaturas começam a cair e já vem aquela vontade de se encolher debaixo dos edredons e deixar a atividade física de lado. A estação mais fria não pode ser usada como desculpa para o sedentarismo. Um dos maiores incentivadores para manter ativo são os grupos de atividade física, ou seja, de corrida.

Segundo o cardiologista Kaius Munhoz de Paula, manter-se ativo durante todo o ano traz inúmeros benefícios à saúde. Mesmo no inverno é importante manter uma rotina de exercícios, mas para isso é necessário alguns cuidados. “Extremos de temperatura, tanto o frio como o calor, geram um estresse adicional ao organismo. Por isso, antes de tudo, é preciso saber como está a saúde geral e cardiovascular. Se tudo bem, o exercício no frio pode ser uma boa experiência” disse.

Na Serra Catarinense, normalmente as manhãs são mais geladas, tardes quentes e noites frias. Por isso, quem tem o hábito de caminhar ou correr nesses períodos precisa ficar atento com a saúde. No frio, o sistema osteomuscular fica mais vulnerável ao aparecimento de lesões. Para evitar maiores danos, recomenda-se um aquecimento mais intenso e adequado para mobilizar músculos e articulações, com isso, aumentando a frequência cardíaca e a temperatura corporal, preparando o organismo para o treino.

Os benefícios da atividade física durante o frio são praticamente os mesmos praticados nas outras estações do ano. Além disso, ainda aumenta a queima de calorias. Como o corpo requer mais calorias para se aquecer, consequentemente aumentará o gasto energético. O único diferencial que se deve ter em períodos mais frios é não se esquecer de levar um agasalho.

Ainda conforme o cardiologista do Instituto do Coração de Lages, além de manter-se hidratado, as pessoas que praticam atividade física ao ar livre, precisam tomar cuidados com a roupa em dias frios. Os agasalhos precisam estar de acordo com o clima. “É importante usar roupas adequadas, cuidando principalmente das extremidades (mãos, pés, cabeça). Pode vestir calças, meias mais grossas, luvas e toucas” destaca Kaius que atua na área de Reabilitação Cardíaca e Cardiologia do Esporte.

Ele pontua que durante o treino, conforme a temperatura corporal vai aumentando, pode retirar algumas peças para evitar o suor excessivo. Após o treino, procurar manter o corpo aquecido  para evitar que o organismo fique vulnerável às doenças oportunistas de inverno.

Correio Lageano: Quais horários mais indicados?

Kaius Munhoz de Paula: Deve-se dar preferência aos horários mais quentes do dia, quando possível. Mas vale lembrar de proteger-se do sol com roupas adequadas e filtro solar, principalmente entre 10h e 16h.

Há diferença em praticar atividade física em relação às outras estações?

Existe uma tendência a uma melhor performance no inverno, pois o organismo não sofre para liberar calor como acontece nos dias quentes e pode haver um gasto energético maior, contribuindo ainda mais para o emagrecimento.

O que recomenda para os iniciantes?

Primeiro, é importante saber como está a saúde. Pessoas com problemas de saúde devem primeiro conversar com o seu médico, pois problemas como hipertensão não controlada, doenças cardíacas não compensadas, problemas pulmonares e outros podem se agravar com exercícios no frio. Se tudo estiver bem, deve tomar os cuidados citados anteriormente e progredir aos poucos, dando tempo de adaptação do organismo. Sempre que sentir dores ou desconfortos, deve diminuir a atividade e se não houver melhora, procure um profissional.

Qual sua opinião sobre a atividade física no inverno?

É uma boa oportunidade para não cair no sedentarismo, pois exige uma motivação adicional. Quando nos exercitamos com regularidade no inverno, fica muito mais fácil de manter-se ativo nas outras estações. Mais importante que a intensidade é a regularidade dos exercícios. É como um remédio, que deve ser tomado diária ou quase diariamente. Atividade física regular está associada à menor risco de infarto e de AVC, menor risco de câncer e de outras doenças, aumentando a expectativa de vida em mais de 10 anos, com qualidade de vida.

Grupo de corrida

Em Lages, há mais de cinco anos, o grupo de corrida da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) braço social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina, onde se concentram os serviços de lazer, saúde e esporte, é um dos maiores incentivadores da prática de atividade física. A coordenadora do CAASC, Alexandra Souza, explica que atualmente 40 pessoas participam ativamente dos treinos e competições, do grupo que tem como objetivo aliar o esporte, no caso a corrida, à saúde, visando o bem-estar e a qualidade de vida através da prática da atividade física regular, sob a orientação e acompanhamento de profissional habilitado.

Mesmo no inverno, os integrantes se mantêm ativos. Claro que tudo isso sob os olhares e  orientação de um profissional. O educador físico Alex de Oliveira é o responsável pelo aquecimento com exercícios educativos, corrida e o alongamento final. “Os treinos ocorrem durante o ano, em todas as estações. Durante o dia, acontecem às segundas-feiras, às 9 horas, no Parque Jonas Ramos e a noite nas terças e quintas-feiras, às 20 horas, no estacionamento do Fórum Nereu Ramos” explica o advogada Alexandra.

Ela reforça, que além dos atletas estarem bem agasalhados, é fundamental manter-se hidratado também nos dias frios, não abusando dos treinos para evitar lesões e sempre respeitando o limite individual de cada um.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta