Esportes
Corredor lageano é exemplo de perseverança e força de vontade
Um apaixonado por corridas. É assim que se pode definir Adilvane Nelci Moreira, de 48 anos. O lageano pratica o esporte há mais de 30 anos. Ele, que atua como comerciário em uma oficina mecânica na Cidade Alta, faz corridas diárias e afirma a atividade como seu maior hobby.
A rotina do atleta que mora no Bairro Santa Helena chama a atenção. Faça chuva ou faça sol, calor ou frio, ele acorda todos os dias de madrugada para correr. Às 6 horas, já está na rua vestido a caráter, pronto para se exercitar.
Ele conta que costuma praticar a atividade física, geralmente, na Avenida Belisário Ramos (Carahá). Diariamente, corre 8 quilômetros, num tempo de 45 minutos. Em seguida, lá pelas 7 horas, volta para casa e se preparar para trabalhar.
O atleta conta que vive essa rotina desde os 12 anos, quando começou a praticar o esporte. “Eu não participo de competições. Até estou pensando em disputar provas, mas encaro a corrida como um hobby. Corro porque gosto e pensando em evitar o sedentarismo, ter saúde e qualidade de vida”, comenta.
Ele garante que pratica o esporte todos os dias, exceto em casos excepcionais. Dos 365 dias do ano passado, correu 349. Foram 2.792 quilômetros. “Sou muito regrado e perseverante naquilo que faço. Encaro minhas corridas como parte de minha rotina diária. Nunca tive preguiça de me levantar cedo para praticar o esporte.”
Para quem está pensando em começar a correr ao ar livre, Adilvane recomenda cautela. Ele orienta que primeiro é preciso adotar a caminhada leve, aumentando de maneira gradual até começar a correr. Recomenda, ainda, que a pessoa busque orientações médicas antes de iniciar qualquer atividade física. Particularmente, conta que costuma fazer consultas médicas anuais para verificar seu estado de saúde. “O acompanhamento médico é necessário em qualquer atividade física”, finalizou.