Geral
Consumidores denunciam qualidade de combustível em posto de Lages
Denúncias sobre alteração na gasolina de um posto de combustíveis em Lages começaram a surgir nas redes sociais. As reclamações são de adulteração e que areia, gordura e água foram encontrados no produto, causando prejuízo de R$ 3 mil em um veículo.
A denunciante, que não quis se identificar, revela que faz anos que a família abastece no posto Delta – que possui duas unidades em Lages – e que há algumas semanas, ao encher o tanque para ir ao sítio, percebeu que o carro apresentava problemas para ligar. Ao levar o veículo em vários mecânicos, todos apontaram que o problema era no diesel utilizado no abastecimento.
O diesel foi retirado do carro, onde foi constatada presença de gordura, sujeira e areia no produto. Os bicos injetores e o filtro foram danificados, inclusive, o filtro foi encaminhado para passar por análise em São Paulo.
O prejuízo para substituição das peças é de R$ 3 mil. A denunciante explica que entraram em contato com a gerente do posto pelo telefone e pessoalmente, que falou que a empresa não ajudará com o ressarcimento das peças. Em outra postagem, um homem revela que encontrou água na gasolina que utilizou para abastecer seu veículo.
Sem denúncias formais
O executivo do Procon em Lages, Júlio Borba, explica que o órgão não recebeu denúncia formal. Com isso, não há como realizar uma análise do material, já que é preciso que os denunciantes comprovem o abastecimento no local.
Borba ainda ressalta que na última semana um casal fez uma denúncia de um posto no Bairro Penha. Com isso, o órgão realizou os testes necessários e não foi constatada alteração. Mas para que isso seja realizado, Borba enfatiza que é necessária a formalização da denúncia. O Procon faz testes do teor de álcool na gasolina e coleta amostra da bomba onde foi realizado o abastecimento.
O Posto Delta também é responsável pelo abastecimento da frota de veículos da Prefeitura de Lages. De acordo com o diretor da garagem municipal, Chico do Pocai, são cerca de 270 carros abastecidos regularmente no estabelecimento. Ele afirma que, até o momento, não houve problemas nos veículos devido à qualidade do combustível.
Rede Delta se posiciona
A Rede Delta/Stang possui 80 unidades nos estados de Santa Catarina e Paraná. A advogada da empresa, Vanessa Carijio, explica que nunca recebeu denúncias como estas e que as denúncias não são verdadeiras. Ela ressalta que a denunciante não entrou em contato com a empresa e que não possui provas que possam comprovar a adulteração.
Vanessa acrescenta que as medidas judiciais serão tomadas, para que a publicação [redes sociais] seja retirada do ar. A advogada explica que a rede possui todas as notas de comprovação de qualidade e análises da Agência Nacional de Transportes (ANT).
Cleiton Silva Dutra
17/01/2019 at 12:48
A anos esses postos delta e alguns outros vendem combustíveis duvidosos! Deixei de abastecer logo no inicio prq percebi um consumo elevado no meu carro! Estranho mesmo é nao haver fiscalização periódica e surpresa por órgãos de defesa do consumidor ou algum outro órgão ligado a qualidade dos combustíveis, ai fica fácil vender gato por lebre se aproveitando das pessoas q optam por preço ao invés de qualidades