Geral
Construção de terceira faixa, em Lages, deve ficar pronta em abril de 2019
A construção das terceiras faixas entre os Kms 248 e 250, na BR-116, na região da Cidade Alta, em Lages, vai melhorar as condições de tráfego. As obras visam a ampliar a fluidez do trânsito, evitando a formação de filas e até acidentes. Os serviços compreendem o trecho entre os trevos da antiga Lactoplasa até o Hotel Planalto, e são de responsabilidade da concessionária Autopista Planalto Sul (Arteris).
O gerente de Investimentos da Autopista, Marcos Fabrício Dutra, informa que as obras começaram há cerca de um mês. Atualmente, os trabalhos se concentram nos serviços de terraplenagem e aterro. A previsão é que a construção fique pronta em abril do ano que vem.
Marcos reforça que a terceira faixa tem por objetivo melhorar a fluidez do tráfego de veículos, além de proporcionar maior segurança aos usuários da rodovia, pois evita colisões frontais que eventualmente possam acontecer no caso de uma ultrapassagem forçada, e traseiras, por causa do trânsito lento dos veículos de carga.
Além de Lages, os municípios catarinenses de Mafra, Santa Cecília e Ponte Alta também estão recebendo obras de terceiras faixas. Ao todo, estão previstos 48,5 quilômetros deste tipo de serviço em Santa Catarina, com investimento de R$ 50 milhões. Em Ponte Alta, os serviços se concentram entre os Km 211 e 213. Lá, o mau tempo atrasou o cronograma, ainda assim, a previsão que a obra seja entregue em dezembro deste ano.
Duplicação
A Autopista também está trabalhando no projeto de duplicação de 78,8 quilômetros em trechos de Santa Catarina e do Paraná. Na Serra, serão contemplados os municípios de Lages, Ponte Alta e Correia Pinto. Em Lages, serão duplicados cerca de 10 quilômetros na região da Cidade Alta. Não há previsão de quando começam as obras.
Marcos esclarece que a Autopista encaminhou para a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o projeto funcional da obra. Atualmente, a concessionária aguarda uma resposta do órgão para dar prosseguimento ao projeto. “A partir do mês que vem, vamos iniciar os serviços de sondagem e levantamento topográfico da obra”, afirma o gerente de investimentos da empresa.
Além da duplicação, no projeto funcional estão previstas 14 passarelas para Santa Catarina, sendo 23 em desnível para a passagem de pedestres. Destas, três serão implantadas em Lages.
Obras em Santa Catarina
Itaiópolis – do km 32 ao 36 – obras de reparo em drenagem, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
Monte Castelo – do km 108 ao 109 – obras de implantação de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
Santa Cecília – do km 124 ao 128 – construção de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
São Cristóvão do Sul – do km 176 ao 178 – obras de reparo, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
Ponte Alta – do km 210,8 ao 211,4 – obras de fresagem, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
Lages – do km 248 ao 250 – obras de implantação de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;
Capão Alto – do km 271,1 ao 271,6 – obras de recuperação de erosão, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga; km 274 – obras de recuperação e drenagem; km 285 – estabilização de talude e encostas. Em todos estes trechos há bloqueio de meia pista e sistema pare e siga.