Geral

Construção de terceira faixa, em Lages, deve ficar pronta em abril de 2019

Published

em

Por não haver faixa adicional, filas se formam no trecho de Lages que está em obras - Foto: Adecir Morais

A construção das terceiras faixas entre os Kms 248 e 250, na BR-116, na região da Cidade Alta, em Lages, vai melhorar as condições de tráfego. As obras visam a ampliar a fluidez do trânsito, evitando a formação de filas e até acidentes. Os serviços compreendem o trecho entre os trevos da antiga Lactoplasa até o Hotel Planalto, e são de responsabilidade da concessionária Autopista Planalto Sul (Arteris).

O gerente de Investimentos da Autopista, Marcos Fabrício Dutra, informa que as obras começaram há cerca de um mês. Atualmente, os trabalhos se concentram nos serviços de terraplenagem e aterro. A previsão é que a construção fique pronta em abril do ano que vem.

Marcos reforça que a terceira faixa tem por objetivo melhorar a fluidez do tráfego de veículos, além de proporcionar maior segurança aos usuários da rodovia, pois evita colisões frontais que eventualmente possam acontecer no caso de uma ultrapassagem forçada, e traseiras, por causa do trânsito lento dos veículos de carga.

Além de Lages, os municípios catarinenses de Mafra, Santa Cecília e Ponte Alta também estão recebendo obras de terceiras faixas. Ao todo, estão previstos 48,5 quilômetros deste tipo de serviço em Santa Catarina, com investimento de R$ 50 milhões. Em Ponte Alta, os serviços se concentram entre os Km 211 e 213. Lá, o mau tempo atrasou o cronograma, ainda assim, a previsão que a obra seja entregue em dezembro deste ano.

Duplicação

A Autopista também está trabalhando no projeto de duplicação de 78,8 quilômetros em trechos de Santa Catarina e do Paraná. Na Serra, serão contemplados os municípios de Lages, Ponte Alta e Correia Pinto. Em Lages, serão duplicados cerca de 10 quilômetros na região da Cidade Alta. Não há previsão de quando começam as obras.

Marcos esclarece que a Autopista encaminhou para a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o projeto funcional da obra. Atualmente, a concessionária aguarda uma resposta do órgão para dar prosseguimento ao projeto. “A partir do mês que vem, vamos iniciar os serviços de sondagem e levantamento topográfico da obra”, afirma o gerente de investimentos da empresa.

Além da duplicação, no projeto funcional estão previstas 14 passarelas para Santa Catarina, sendo 23 em desnível para a passagem de pedestres. Destas, três serão implantadas em Lages.

Obras em Santa Catarina

Itaiópolis – do km 32 ao 36 – obras de reparo em drenagem, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

Monte Castelo – do km 108 ao 109 – obras de implantação de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

Santa Cecília – do km 124 ao 128 – construção de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

São Cristóvão do Sul – do km 176 ao 178 – obras de reparo, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

Ponte Alta – do km 210,8 ao 211,4 – obras de fresagem, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

Lages – do km 248 ao 250 – obras de implantação de faixa adicional, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga;

Capão Alto – do km 271,1 ao 271,6 – obras de recuperação de erosão, com bloqueio de meia pista e sistema pare e siga; km 274 – obras de recuperação e drenagem; km 285 – estabilização de talude e encostas. Em todos estes trechos há bloqueio de meia pista e sistema pare e siga.

clique para comentar

Deixe uma resposta