Economia e Negócios

Comércio aposta suas fichas no Dia das Mães 

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Foto: Marcela Ramos 

Tornando-se uma salvação para os lojistas, o Dia das Mães movimentou o comércio de Lages nos últimos dias desta semana.

Recheadas de flores e corações, as vitrines são cativantes para aqueles que pretendem presentear a mãe, seja com um pijama, pantufa, perfume ou creme. 

Para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado decretou o fechamento do comércio durante 28 dias.

Após a abertura no dia 13 de abril, a expectativa dos comerciantes para recuperar as perdas de vendas é o dia 10 de maio, ou seja, o Dia das Mães. 

Na loja de roupas Pérola Rosa, que fica no Serra Shopping, a gerente Ariane Oliveira explica que o fechamento prejudicou muito as vendas.

Lembrando que os shoppings abriram depois das lojas de rua, Ariane comenta que foi difícil alcançar o restante do comércio. “Minha expectativa é boa para o Dia das Mães, essa data vai dar uma estabilizada na situação. Comparado ao ano passado, tivemos uma decaída de 60%”, relata.

Além disso, Ariane ressalta as perdas de vendas por conta do provador. “Perdemos muitas vendas por conta do provador, é preciso resolver isso, pois está dificultando”, conclui.

Na Óptica Jung, a procura por Kits de relógio e óculos tem sido grande para o Dia das Mães. Segundo a gerente do local, Bruna Fontoura, o investimento para atrair os clientes está sendo em divulgação pela redes sociais e com o uso da vitrine para expor os produtos.

“Estamos fazendo bastante promoções e parcelamentos facilitados. Hoje (sábado), faremos um horário diferenciado, ficaremos até as 17h, em função do Dia das Mães. Pretendemos recuperar os dias que ficamos de portas fechadas”, comenta.  

Na loja Jerre Lingerie, a venda de pijamas e pantufas para presentear as mães têm sido grande. Segundo a proprietária do local, Rosana Rosa, a expectativa é boa para as vendas de Dias da Mães,. “Pelo fato de estarem em casa, tem saído bastante pijamas. Essa data faz a diferença para os lojistas.”  

Exemplo disso foi a cliente Fernanda Cabral, que estava a procura de um presente para dar a sua mãe e sua sogra. “Estava dando uma olhada nos pijamas, pantufas e sutiãs para dar a elas. Esse dia é muito importante, ainda mais agora com essa pandemia”, comenta. 

Fernanda estava a procura de presentes para mãe e a sogra em homenagem ao Dias das Mães  Foto: Marcela Ramos

Valor por presente é menor este ano

 Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), o  Dia das Mães deste ano deve ser atípico no Estado.

Tradicionalmente, a data é a segunda mais forte para a economia depois do Natal, mas, com as mudanças no comportamento de consumo devido a pandemia o gasto médio tende a ser o menor dos últimos três anos. 

Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, os catarinenses pretendem desembolsar R$ 137,41 com presentes, valor inferior aos anos anteriores: R$ 168,43 (2019), R$ 164,81(2018) e R$165,77 (2017).

Os dados apontam praticamente uma inversão do cenário relatado em 2019. Quase a metade (48,8%) declarou estar em situação financeira pior na comparação com o ano passado, 31% igual e 20% melhor.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os resultados refletem o atual momento de distanciamento social e de incertezas em relação ao emprego e renda.

“O Dia das Mães deste ano deve ter uma mudança significativa de comportamento. A pesquisa apontou um crescimento considerável na intenção de compras pela internet – em redes sociais ou e-commerce- e com vendedores de porta em porta. Como a data é um termômetro para o comércio, o crescimento de diferentes canais de venda pode apontar novos caminhos para os estabelecimentos mais tradicionais. A pandemia fez todos os empresários reavaliarem suas operações”, avalia Breithaupt.

Os encontros e as refeições fora de casa também devem ser adiadas este ano. Um número expressivo (58,5%) não fará comemoração especial, 16,7% pretendem almoçar com familiares e 16,1% em casa.

Fonte: Fecomércio 

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