Esportes
Começa nesta quarta a Taça Brasil em Lages
Lages volta a ser sede da Taça Brasil de Futsal – a cidade sediou o evento em 1968, no naipe masculino, e em 2016, no feminino, – a mais tradicional competição de clubes do país. O torneio começa nesta quarta-feira e vai até o próximo domingo (28). Envolve oito equipes, dentre elas as Leoas da Serra que vão em busca de mais um título na temporada.
O torneio deu a largada às 14 horas com o jogo entre Taboão da Serra (SP) e CT Sports (MA). Às 16 horas se enfrentaram Female (SC) e UCDB (MS) e às 18 horas Adef (DF) e Celemaster (RS). Fechando o primeiro dia de competições, as Leoas enfrentam a equipe do Telêmaco Borba, atual campeã paranaense. O jogo acontece às 20 horas.
Todas as partidas serão realizados no Jones Minosso. De quarta (24) até sábado (27), quando acontecem as duas semifinais, a entrada é gratuita. Para a final, que acontece domingo, às 11 da manhã, os ingressos serão comercializados durante a semana no próprio Jones Minosso, pelo valor único de meia entrada a R$ 20,00.
A estreia das Leoas diante da equipe paranaense promete um jogo de alto nível técnico. As equipes já se enfrentaram duas vezes em 2019, com uma vitória para cada lado, pelo Desafio PR/SC, em março. No Jones Minosso, Telêmaco venceu por 3 a 2, enquanto no Paraná as Leoas ganharam por 5 a 4.
As adversárias contam com várias jogadoras de ponta, como a goleira Missi, campeã mundial pela seleção brasileira, e a ala Simone, canhota de chute forte que foi destaque no Grand Prix de seleções, vencido pela seleção brasileira no final de maio.
A disputa tem um significado extra para as Leoas que, entre 2017 e 2018, ganharam todas as competições possíveis na modalidade, no estado, no país, no continente e no mundo. No entanto, não disputam a Taça Brasil desde o vice-campeonato em 2016, sendo assim o único troféu que falta na galeria de glórias da equipe.
“Quando jogamos a Taça em 2016 ainda éramos uma novidade no cenário, não tínhamos o peso da responsabilidade que temos hoje. Ganhamos quase tudo nos dois anos seguintes, até uma Taça Brasil Sub-20, mas ainda nos falta essa conquista no adulto. Não vai ser fácil, os adversários são muito fortes, mas vamos lutar”, disse a presidente das Leoas, Gi Morena.
“Conquistas anteriores não garantem nada”
Para a craque Amandinha, o campeonato é duríssimo. “Todos os times são campeões estaduais. Nossa chave ficou muito forte, e só dois por chave passam às semifinais. Nossas conquistas anteriores não nos garantem em nada, precisamos focar nessa Taça para buscar a última conquista que falta para as Leoas”, afirma a melhor jogadora de futsal do mundo.
O discurso da camisa 10 das Leoas é endossado pela capitã do time: “A Taça Brasil é uma via de acesso para a Libertadores, pois o seu campeão disputa com o vencedor da Copa do Brasil a Supercopa, que é a competição que classifica para a Libertadores, e este é o objetivo de todos os times”, diz Diana Santos.
Histórico
Lages tem uma forte ligação com a Taça Brasil de Futsal. A cidade foi palco da primeira, em 1968, no naipe masculino, tendo como anfitrião o lendário time do Hélio Moritz no Ginásio Ivo Silveira. Naquele ano, a equipe lageana ficou em terceiro lugar, atrás do Carioca do Rio de Janeiro e do Náutico do Recife. O Palmeiras, de São Paulo, havia conquistado o título contra o Carioca, mas foi desclassificado por ter escalado um jogador irregular.
Já a primeira edição da Taça Brasil feminina foi disputada em 1992 e o campeão foi o Bordon, de São Paulo, com as cariocas do Vasco da Gama ficando com o vice. A atual edição é a vigésima sétima. A maior campeã é a Female, de Chapecó, com sete conquistas, seguida da Sabesp, de São Paulo, com cinco. Entre as equipes catarinenses, também já levantaram a Taça Brasil o Kindermann, de Caçador, e o brusquense Barateiro, duas vezes cada. Em 2016, o torneio aconteceu no Jones Minosso, em Lages, e as Leoas ficaram com o vice-campeonato após um empate em 2×2 com a Female na decisão.
Fonte: Leoas da Serra
Tabela dos jogos
Quarta-feira (24)
- 14h – Taboão x CT Sports
- 16h – Female x UCDB
- 18h- APCEF x Celemaster
- 20h – Leoas x Telêmaco Borba
Quinta-feira (25)
- 14h – Telêmaco x CT Sports
- 16h – Celemaster x Female
- 18h – UCDB x APCEF
- 20h – Leoas x Taboão
Sexta-feira (26)
- 14h – Telêmaco x Taboão
- 16h – UCDB – Celemaster
- 18h – APCEF x Female
- 20h – Leoas x CT Sports
Sábado (27)
- 13h – Semifinal 1
- 15h – Semifinal 2
Domingo (28)
- 11h – Final