Geral
Com geada na Serra, São Joaquim marca -6,8ºC nesta segunda
Cidades da Serra Catarinense registraram temperaturas negativas e formação de geada. A previsão indica temperaturas mais elevadas no decorrer da semana. Para terça-feira (6), o tempo será de sol com poucas nuvens em Santa Catarina.
O município de São Joaquim, registrou temperaturas negativas durante o amanhecer desta segunda-feira (5). Os termômetros marcaram -6,8ºC no Vale da Invernadinha, de acordo com dados da Keiser Estações Meteorológicas, deixando os campos cobertos de branco devido a uma fina camada de gelo.
O fenômeno também pôde ser observado na área urbana, sobre a vegetação e os veículos. Até boneco de gelo pôde ser feito com a quantidade acumulada. Ao todo, fazem 26 dias que a temperatura mínima está negativa na Serra Catarinense, e há 48 dias com a formação de geada no topo da Serra. Além disso, também foram dois dias com a precipitação de neve entre julho a agosto, deste ano.
Próximos 10 dias serão de pouca chuva
Os meses de junho e julho foram marcados por pouca chuva em Santa Catarina e agosto começou com o mesmo padrão, como foi previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram. Para os próximos dias, duas frentes frias de fraca intensidade devem se deslocar pelo Sul do Brasil, uma nos dias 9 e 10 e outra nos dias 13 e 14, provocando chuva mal distribuída novamente e com valores pouco significativos em Santa Catarina (totalizando em média de 20 a 40 mm na passagem das duas frentes). Essa condição meteorológica deve agravar a estiagem no Estado, pois atualmente existem 14 estações hidrológicas em situação de alerta e emergência.
Mínimas
- -6,8ºC São Joaquim/F.Keiser
- -6,4ºC Painel/G.Hugen
- -5,9ºC Bom Jardim da Jardim/F.K
- -3,0ºC Monte Castelo*
- -2,9ºC Urubici/F.K
- -2,9ºC Itaiópolis
- -2,8ºC Rio Negrinho
- -2,8ºC Campo Alegre
- -2,6ºC São Bento do Sul
- -2,5ºC Rio Rufino
- -2,1ºC Major Vieira
- 0 ºC Lages
- 1 ºC Otacílio Costa
- 2 ºC Palmeira
- 4 ºC Campo Belo do Sul