Geral
Chuva na sexta-feira, sol e frio no fim de semana
A chuva se tornou a previsão mais esperada por todos, principalmente pelos agricultores e empresas que dependem de rios e mananciais para o abastecimento de água potável.
Mesmo não sendo em grande quantidade, a previsão para esta sexta-feira (1) na Serra Catarinense é de nebulosidade variável e chuva isolada com trovoadas durante o dia todo. A temperatura máxima sofre uma queda de 8°C, comparada a ontem, que chegou aos 26°C.
“É uma chuva fraca, mas qualquer chuva que dê já é bem vinda. Vai beneficiar a pastagem nativa e os plantados, mas para resolver a seca, não chega nem perto. O tempo permanece seco”, explica o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.
O sol volta a predominar no céu durante o fim de semana, mas as temperaturas caem, com previsão de geada nas áreas altas da Serra Catarinense, a exemplo de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Segundo a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), durante o sábado (2), o céu amanhece encoberto de nuvens na região serrana, porém melhora no decorrer do dia com a presença do sol.
A temperatura mínima será mais baixa ao amanhecer, com 5°C e condição de geada isolada. A máxima deve chegar aos 16°C.
Marcando presença durante o sábado, a geada permanece de forma mais intensa no domingo (3). O dia será ensolarado, porém com baixas temperaturas, mínima de 5°C, e máxima de 18°C.
“Cidades que não estão no alto da Serra, como Lages e Fraiburgo, também tem a probabilidade de ocorrer geada durante o domingo”, afirma coutinho.
Conforme a previsão da Epagri/Ciram, a chuva retorna na segunda-feira (4). O dia começa com sol e aumento de nuvens em todo o estado.
A partir da tarde devem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Meio-Oeste, se estendendo ao Sul do estado à noite, devido a aproximação de uma frente fria. A temperatura mínima está prevista para 5°C em Lages, e a máxima deve chegar aos 19°C.
“Tem uma outra frente fria chegando na terça-feira (5), que pode trazer uma chuva um pouco melhor e frio mais intenso. A chuva permanece abaixo da média, por isso esse frio no outono. A estiagem é a maior desde a década de 60, onde tivemos várias secas”, conclui Coutinho.
Próxima semana com mudança significativa
Conforme a nota de meteorologia da Epagri/Ciram, na próxima semana há previsão de mudança mais significativa do tempo em SC, com chuva e na sequência declínio acentuado da temperatura.
No fim da segunda e na terça-feira (04 e 05/05), uma frente fria acompanhada de maiores índices de umidade do ar deve atingir SC, provocando chuva melhor distribuída e temporais localizados. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o oeste e sul do estado.
Depois da chuva, as temperaturas declinam bruscamente, a partir do dia 06/05, com o avanço de uma intensa massa de ar polar para o Sul do Brasil, trazendo temperatura negativa e geada.
“Desta vez, a massa de ar frio será mais intensa do que as registradas no mês de abril. Acompanhem nossas previsões no site da Epagri/Ciram”, recomenda a meteorologista Gilsânia Cruz.
^Inregistrare Binance
16/10/2024 at 23:10
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
binance icin kaydolun
28/07/2024 at 18:21
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Parrainage Binance
13/02/2024 at 21:55
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.com/fr/join?ref=OMM3XK51