Geral

Ceron fala de projetos para 2019, um deles é o aceleramento de pavimentação de 50 ruas

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Só quem transita pela rua Eleutério da Silva Furtado, no Bairro Centenário, em Lages, sabe das dificuldades da via que, apesar dos paralelepípedos, está esburacada e com pedras soltas. Além disso, alguns moradores reclamam da poeira.

A rua também é estreita, o que dificulta a passagem de dois carros, quando outros estão estacionados. Não há calçadas em todo o trecho o que aumenta o risco, já que na rua, há duas escolas municipais e uma instituição de apoio às crianças carentes.

Mas essa realidade está prestes a mudar. Em 2016, durante campanha para a Prefeitura de Lages, Antonio Ceron, atual prefeito, prometeu pavimentar mais de 70 ruas, agora, ele quer acelerar o processo, já que nos dois primeiros anos de gestão conseguiu concluir a pavimentação de 23 vias.

A prioridade de asfaltamento são ruas movimentadas, onde há tráfego de ônibus, ou Unidades de Saúde e escolas. Assim, para 2019, a pretensão é pavimentar mais 50 ruas. Uma delas é a Eleutério da Silva Furtado.

A Avenida Aujor Luz, no Bairro Santa Catarina, também está entre as prioridades de pavimentação, já nos primeiros meses do próximo ano. Para o morador da rua, Osmar Pereira, de 63 anos, o benefício poderá trazer mudanças positivas e, além disso, facilitar o acesso das pessoas. Osmar mora há 16 anos no mesmo endereço.

Mas, antes mesmo de 2019, nesta semana, o prefeito assinará Ordem de Serviço para pavimentação da Rua Guerino Omizzolo, no Bairro Coral. Pedido antigo dos moradores. Confira os projetos do prefeito Ceron para os próximos anos de gestão.

Compromissos

“Para 2019, além de continuar o projeto do Araucária e do Ponte Grande, queremos inaugurar, no primeiro semestre, a Unidade de Pronto Atendimento. Além disso, são três creches em construção. Tenho o compromisso de concluir a obra do Ceim do Bairro Pró-Morar, que teve diversos tropeços, 14 a 15 aditivos. Em 2019, vamos concluí-lo.

Meu projeto e compromisso de campanha é o de acelerar, a partir de janeiro, o calçamento e asfaltamento de 50 ruas dos bairros por onde passa o transporte coletivo e que também são de maior fluxo. Estamos viabilizando os recursos para isso, para que possamos cumprir com a promessa de pavimentar 76 ruas.”

Crianças

“Tem outro projeto, também, talvez seja meu compromisso mais importante, que é poder viabilizar, em 2019, a continuidade de todos os cursos do contraturno de ensino fundamental, com esporte, lazer, empreendedorismo, balé e cultura. Que a prefeitura possa dar igualdade de oportunidade às crianças matriculadas no ensino fundamental. Eu digo que há dificuldade porque com o comprometimento da folha de pagamento, vou ter que fazer economia, e estou com todo o secretariado, neste fim de ano, tentando encontrar fórmulas de apertar o cinto e sobrar dinheiro, para que além de saúde de qualidade, educação de qualidade, possamos dar apoio à infraestrutura, Secretaria de Assistência Social e entidades, que possa manter o recurso para esse trabalho no ano que vem a esses meninos e meninas que me enchem de orgulho.”

Obras

Este ano ainda, vamos dar Ordem de Serviço para a construção de um Crea no Vila Nova, com emenda da deputada federal Carmen Zanotto, de R$ 390 mil. Obra já está licitada.

Centro de Lages

O empresário responsável pela revitalização do Mercado Público nos afirmou e tem certeza que a obra será entregue antes do tempo. Além disso, está acelerando a revitalização do Centro de Lages. Dizer que elas vão terminar antes depende do fluxo de recursos a partir do ano que vem.

Até o mês de abril, já temos os recursos assegurados. A partir daí, dependemos do repasse do Governo do Estado. O convênio está tranquilo, mas irá depender exatamente da velocidade da entrada de recursos para que a gente possa entregar as obras, tão esperadas, antes do prazo.

Berneck

Ano que vem trabalharemos, também, com a expectativa do início das obras de construção da Berneck. Que não é somente uma obra de infraestrutura, é uma obra, talvez, mais importante para alavancar o desenvolvimento da economia, pois, junto com uma mega empresa, vem outras que ajudam na construção. Quando começamos a conversar sobre o projeto da Berneck, diversas empresas de Lages nos procuraram para dizer que já prestaram serviço para a unidade de Curitibanos.

clique para comentar

Deixe uma resposta