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Carteira de Trabalho Digital substitui a impressa
Nos documentos, o papel está perdendo a vez para o mundo digital. Antes se levava, em torno, de dez dias para receber a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em papel. Agora, em menos de dez minutos o trabalhador tem o documento por meio digital, ou seja, no seu celular.
Com o objetivo de melhorar o acesso às informações da vida laboral do empregado, simplificar contratações, reduzir burocracia e custos, a carteira de trabalho digital facilita a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. É válida como documento para registros novos e já existentes.
Para o Auxiliar Administrativo do Banco do Cidadão, Adenoir Guimarães, a procura tem sido grande para fazer a carteira digital em Lages. Apenas este ano foram feitas 2.967 carteiras físicas de trabalho, e desde o dia 23 de setembro, data em que foi estabelecida a carteira digital, foram feitas 175. “Recebemos várias pessoas para fazer a carteira de trabalho digital, ela evita de você perder, molhar, estragar, envelhecer, realmente facilita.”
Com as mudanças, o número do CPF passa a valer para fins de registos de contratação para empresas que já aderiram ao eSocial, sistema informatizado da administração pública. “Quem ainda tem a física pode continuar utilizando, mas é importante que todas adquiram o modelo digital, pois a empresa não é obrigada a continuar utilizando a física”, explica Adenoir.
Em substituição a Carteira de Trabalho física, a qual é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou mesmo de natureza doméstica, a carteira digital está disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.
Maria Luiza Macedo Moraes, de 14 anos, veio até o banco do cidadão para fazer sua carteira de trabalho, não sabendo da novidade, ela ficou surpresa por sair dali com ela em seu telefone celular. “Esse novo sistema digital facilita e é prático”, comenta.
Quem já possui a carteira de trabalho tradicional em papel não deve descartá-la. O documento ainda serve como registro de contratos de trabalhos antigos, mesmo que estejam inseridos no sistema de dados do governo. Em casos de problemas entre informações inseridas na versão impressa e na digital, o documento serve como comprovação.
Como fazer o documento digital
Para habilita-la, é necessário se cadastrar na plataforma acesso.gov.br, informando nome completo, CPF, e-mail e telefone celular. Em seguida, o usuário deve validar os dados como data de nascimento e nome da mãe, e habilitar o cadastro através do e-mail ou de um código recebido por SMS. Com as informações confirmadas, é hora de cadastrar uma senha.
Para quem já possui o documento físico, é necessário apenas confirmar informações sobre os últimos contratos e contribuições, em seguida baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android).