Geral
Biblioteca comunitária quer levar leitura para o Vila Nova
Observando a comunidade do Bairro Vila Nova, os alunos da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu perceberam que o acesso à leitura era limitado. O mais próximo que os moradores conseguem chegar dos livros, é se deslocando à Biblioteca Pública, no Centro de Lages. Com isso surgiu a ideia de criar um projeto para incentivar e promover a leitura dos moradores do bairro.
O projeto Linhas do Conhecimento visa arrecadar livros para serem distribuídos em pontos da região, onde ficarão disponíveis para empréstimo. A estudante do 2º ano do ensino médio, Yasmin de Souza Xavier, explica que para isso a escola está aceitando a doação de livros. Serão aceitos todos os tipos de obras, seja de literatura infantil ou livros que possam ajudar os adultos em suas profissões. Os pontos de entrega são na própria escola e também na secretaria de pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense. Os livros que antes ficavam na unidade da Uniplac em São Joaquim, que está desativada, também serão doados para o projeto.
Após o recebimento dos livros, eles serão espalhados por três pontos: Unidade Básica de Saúde do Vila Nova, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Bairro Centenário e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). As obras ficarão expostas, o interessado poderá emprestar o livro e depois devolver ao seu lugar de origem.
A ideia dos alunos organizadores é que sejam arrecadados 30 livros. A inauguração do projeto é na próxima terça-feira (10), no Cras do Bairro Centenário. As doações podem ser entregues na Visconde de Cairu, em horário de funcionamento da escola e na Uniplac, das 8h às 22h.