Geral
Bebê com quadro clínico grave é transferido de Lages para Joinville
O Águia 05 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM), prestou apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lages, na manhã de sábado (20).
Um bebê de apenas um mês de vida, portador de problema cardiorrespiratório grave, precisou ser transportado do Seara do Bem para o Hospital Infantil, em Joinville. Assim, o Águia 05 realizou o transporte de Lages a Joinville. Todo o translado foi acompanhado pela equipe do Samu.
Devido à gravidade da situação, o transporte aeromédico torna-se o meio mais viável para atender este tipo de demanda, devido a sua agilidade, eficiência e versatilidade que somado ao apoio da equipe médica, a bordo, medicamentos e equipamentos especiais, transformam a aeronave em uma UTI aérea, garantindo todo suporte para que o pequeno paciente pudesse ser transportado sem intercorrências.
O deslocamento por solo, utilizando-se dos meios convencionais, levaria aproximadamente 5h30 e com apoio do Águia 05, levou apenas 45 minutos, tempo este que, segundo a equipe médica, vai fazer diferença de maneira positiva no tratamento e recuperação do paciente.
O Águia 05 (aeronave de asa fixa) foi acionado para auxiliar neste atendimento, porque o helicóptero Águia 04 com base em Lages está em manutenção.
Fonte: BAPM