Geral
Banda contribui no desenvolvimento de alunos
Desenvolver a cognição, atividade cerebral, concentração, coordenação motora, dicção, e desenvoltura em público. Todo esse processo é possível por meio da música. É o que 44 estudantes alcançam com a banda Família Caic Irmã Dulce (Famcid), que começou há treze anos como fanfarra rítmica e lira, mas com o tempo, foi adquirindo novos instrumentos se tornou uma banda marcial juvenil.
Mais de 90% dos estudantes da banda são do Caic Irmã Dulce, que fica no Bairro Guarujá, outros estudam o ensino médio em outras escolas. Eles treinam duas vezes por semana. O maestro da fanfarra, Rafael Machado, conta que os estudantes se apresentaram no desfile de 7 de setembro, onde havia cerca de 20 mil pessoas e isso ajudou a perderem a timidez. “Eles vão se desinibindo e também desenvolvem a autoestima e várias outras qualidades que ajudam no desenvolvimento escolar”.
A banda foi reconhecida no Brasil, quando ganhou três premiações. Eles conquistaram o 1º lugar na categoria marcial juvenil no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras (Confabansul). Competiram com quatro bandas na categoria que participaram, porém o evento tinha 67 bandas, vindas do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Fomos para participar, mas acabamos ganhando. Agora estamos mais fortalecidos para outras competições”.
A Famcid também conquistou o 2º lugar de Mór de Comando (função que coordena os movimentos da banda), que é feito por Francine Feliciano do Amarante. “Tivemos críticas construtivas e aprendemos muito. Vamos evoluir e para o próximo evento, estaremos melhor”.
Eles também conseguiram o 1º lugar pela coreografia, coordenada por Robson Gabriel Oliveira que comanda 12 meninas. “Elas desenvolvem sincronismo e coordenação motora, além de perderem a timidez”.