Geral

Após incêndio, escola é revitalizada

Published

em

Foto: Camila Paes

Muito emocionada, a diretora Eliane Alves de Oliveira da Silva Rodrigues, da escola Francisco Manfroi, no Bairro Santa Mônica em Lages, inaugurou a reforma de cinco salas de aula, ampliação da cozinha e do refeitório. Há pouco mais de 10 meses, a diretora e comunidade escolar, viu parte da instituição ser consumida pelas chamas, após um incêndio criminoso.

A inauguração da escola, que aconteceu na tarde de ontem, foi um momento que despertou dois sentimentos à professora: alegria e também tristeza. Os recursos no valor de R$ 701.097,91, já estavam destinados para uma reforma completa na escola, que ainda é muito necessitada. Entretanto, devido ao incêndio do dia 30 de janeiro deste ano, o dinheiro precisou ser revertido para a construção das partes atingidas pelo fogo.

Este ano, segundo Eliane, foi de muita luta para a comunidade acadêmica e professores, que usavam uma camiseta #SomosTodosManfroi. A escola ficou com seu espaço reduzido e alunos ocuparam salas de informática, biblioteca e laboratórios durante o ano letivo.

A cozinha passou para uma estrutura muito reduzida e a merenda não foi servida, apenas lanche para os mais de 600 alunos, durante os três turnos. Mas a diretora ressalta que, mesmo com todas as dificuldades, nunca ouviu reclamação de alunos ou professores.

A nova ala melhorará o trabalho da equipe e as acomodações dos alunos para o próximo ano. Para mostrar como o incêndio influenciou 2018 no Francisco Manfroi, estudantes prepararam uma exposição de fotos do antes e depois da conclusão da obra.

A reforma foi concluída em 11 meses e custou mais de R$ 700 mil, para a revitalização e ampliação em 250 m².

>>Crime_ Em fevereiro deste ano, a Polícia Civil confirmou que o incêndio que destruiu parcialmente a Escola Francisco Manfroi, em Lages, foi criminoso, onde, segundo a professora Eliane, foram usados produtos químicos do laboratório de química para iniciar as chamas. As câmeras de vigilância foram analisadas. Até o momento, ninguém foi responsabilizado.

clique para comentar

Deixe uma resposta