Geral
Após cirurgia, Manoela começa a dar os primeiros passos
A adolescente Manoela de Sousa Tomaz, 16, que há mais de 6 anos aguardava pela cirurgia de correção da escoliose, está bem após passar pelo tão aguardado procedimento.
A cirurgia, que durou nove horas, aconteceu no último dia 28, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. Devido ao estado avançado da escoliose, os médicos não puderam reverter toda a situação e parte da coluna ainda permanece curvada.
Após a cirurgia, Manoela foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um procedimento padrão. Ela está monitorada, porque durante a cirurgia houve contato com o lado esquerdo da medula, o que ocasionou sequelas na perna esquerda, como falta de sensibilidade.
Por isso, não será possível fazer outra cirurgia para correção total da escoliose. Entretanto, as sessões de fisioterapia começaram e Manoela mostra avanços.
A adolescente saiu da UTI, mas deverá permanecer internada até conseguir se manter de pé e dar os primeiros passos. A mãe Luciana acompanha a filha durante a internação e as sessões diárias de fisioterapia, que são primordiais para o avanço do tratamento.
O caso
Manoela estava na fila para a cirurgia de correção da escoliose há cerca de seis anos. Anteriormente, ela estava na fila do Hospital Infantil Seara do Bem. Como completou 16 anos, foi retirada da fila infantil e a família não foi informada. A mãe precisou entrar, novamente, com a documentação solicitando a colocação da filha na fila de cirurgias ortopédicas para adultos. Desde meados de 2017, a família esperava pelo agendamento e Manoela enfrentava crises respiratórias e dores frequentes.