Geral
Ambiental integra grupo técnico sobre Javalis
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão, na Serra Catarinense, faz parte de um grupo responsável pelo assessoramento técnico para o monitoramento das ações previstas no Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Brasil.
O Plano tem por finalidade conter a expansão territorial e demográfica do javali no país, reduzindo o impacto ambiental, social e econômico. O grupo técnico tem a missão de revisar e elaborar procedimentos para controle da espécie, monitorar a distribuição geográfica e gerar conhecimento técnico-científico e sensibilizar a sociedade para os riscos que representa.
Em SC, depois de inúmeras ações, a espécie está controlada. Para o comandante da PMA na Serra, Adair Alexandre Pimentel, a participação da entidade no desenvolvimento técnico do plano é uma grande conquista e significa o reconhecimento do trabalho realizado nesse sentido aqui no Estado. A entidade é, inclusive, com o apoio de outras instituições parceiras, pioneira no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas inéditas que podem servir para todo o Brasil. “Minha responsabilidade será avaliar a viabilidade do uso do aplicativo Ambiental SC nacionalmente e a integração do Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) a esse ou outros sistemas”, destaca.
O comandante contará com a ajuda do biólogo, mestre em Engenharia Florestal, soldado da PMA, Diego Kuster. Ele tem atuado como colaborador junto a outros pesquisadores do Brasil em trabalhos relacionados ao javali.