Conecte-se a nós

Eleições

Alguns candidatos foram escolhidos, mas tudo pode mudar

Published

em

Carmen é a possível candidata do MDB para vice-governadora de SC - Foto: Agência da Câmara dos Deputados/ Divulgação

O cenário político das eleições em Santa Catarina começa a ser visualizado com mais clareza, já que alguns partidos fizeram suas convenções, que começaram no dia 20 de julho. Até o próximo domingo, todos precisarão definir seus candidatos a governo, deputado estadual e federal, senador e presidente.

Apesar disso, até o dia 15, os nomes podem mudar, mas depois não. Isso porque nessa data, todos precisam homologar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. Em um levantamento feito pelo Correio Lageano, foi apurado os nomes dos candidatos ao governo estadual e do Senado dos partidos: PSDB, PT, Psol, MDB, PPS, PSD, PP, PSTU e Rede.

MDB

O partido fará sábado a convenção que irá confirmar a candidatura do deputado federal, Mauro Mariani (MDB), ao governo, tendo como vice, a deputada federal, Carmen Zanotto (PPS). O deputado federal, Jorginho Mello (PR) é o nome cogitado para uma vaga ao Senado. O nome do outro candidato ao Senado e os partidos da coligação também serão definidos na convenção, que ocorrerá na Alesc, em Florianópolis.

A princípio, o partido tem como aliados, PPS, PR, PTB, PSDC, PTC e Avante. A deputada federal Carmen Zanotto foi convidada pelo MDB para ser vice, mas diz que prefere falar sobre o assunto, depois que a convenção ocorrer.

PSDB

Fez convenção, domingo passado, em Joinville e definiu como candidato ao governo, o senador Paulo Bauer e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, também do PSDB, para uma das vagas ao Senado. O partido trabalha para fechar uma coligação, mas afirma que se não conseguir, lançará chapa única. Na convenção foi acertado que à executiva estadual deve definir as próximas candidaturas, até domingo.

PT

Definiu o deputado federal, Décio Lima (PT), como candidato ao governo e o ex-desembargador, Lédio Rosa de Andrade, ao Senado. No domingo, na convenção que será feita em Blumenau, no diretório estadual do PT, serão definidos os outros nomes. Os partidos convidados a se unir em uma coligação são, por enquanto, o PDT, Psol, PCdoB. Até a publicação desta matéria, a reunião da executiva do partido, que iniciou nesta quinta-feira (2), no fim da tarde, não havia acabado.

Psol

Lançou como pré-candidatos, Leonel Camasão (Psol) ao governo do Estado, e, Carol Bellaguarda (PCB) como vice. Para o Senado, foram definidos, por enquanto, o suplente de vereador, Pedro Cabral Filho (Psol) e Antônio Valmor Campos. Tudo será oficializado, no sábado, às 14h30min, no IFSC, em Florianópolis.

PSD

Fez convenção no dia 21 de julho e definiu 10 partidos na coligação: PSD, PSB, PDT, Podemos, Solidariedade, PROS, PRB, PSC, PHS e PCdoB. Eles possuem o maior número de candidatos a deputado federal (55) e a estadual (154). O deputado estadual, Gelson Merísio é o candidato ao governo e o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD) está definido para ir ao Senado. O nome que vai disputar o cargo de vice e o outro candidato ao Senado, serão definidos até domingo, segundo o que informou assessoria do partido.

PP

Tem como candidato ao governo, o deputado federal, Espiridião Amin (PP) e o deputado federal, João Paulo Kleinübing (DEM), como vice. Um dos nomes possíveis ao Senado é o deputado federal, Jorge Boeira (PP). Mas até domingo, último prazo para definir os candidatos, tudo pode mudar, pois apesar da convenção já ter ocorrido, dia 28 de julho, a executiva do partido tem liberdade para alterar os nomes.

PSTU

Lançou Ingrid Assis como candidata ao governo, em convenção partidária que ocorreu no dia 22 de julho, em Florianópolis. Como candidato a vice-governador foi definido Ederson da Silva, e ao senado, Ricardo Lautert. O outro nome ao Senado, por enquanto, não foi decidido.

Rede

Anunciou na convenção realizada no dia 20 de julho, em Florianópolis, Rodrigo Portanova como candidato ao governo e Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno, ao Senado. Todos são filiados ao partido. Nove candidatos a deputado federal e 12 a deputado estadual também foram anunciados. Dos 25 candidatos, oito são mulheres. O cargo de vice e a coligação serão definidos até domingo.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais