Geral
Abril é destaque na Retrospectiva 2019 do Correio Lageano
5/4 – Falta de leitos sobrecarrega Pronto Atendimento
A alta demanda de pacientes nos hospitais e no Pronto Atendimento Tito Bianchini, em Lages, não é novidade. Mas, a situação piorou. Apesar da Secretaria de Estado negar, o fechamento do 5º andar do Hospital Tereza Ramos fez com que o número de pacientes a espera de um leito aumentasse. Com isso, o pronto socorro, como é conhecido, ficou sobrecarregado de pessoas aguardando por internamento.
Além disso, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres está quase sempre lotado, tornando a situação ainda pior. Para se ter uma ideia do fluxo de pacientes no Pronto Atendimento, todos os dias, passam por lá mais de 400 pessoas.
9/4 – Morte de acadêmica foi causada por doença meningocócica
A morte da acadêmica de Medicina Veterinária, Nicole Canhada, foi causada por doença meningocócica (sangue) e não por meningite que é inflamação da meninges. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou o caso. O corpo foi sepultado em Canoas e a caloura estava em Lages desde fevereiro.
13 e 14/4 – Hospital Infantil faz primeira captação de órgãos
Pela primeira vez na história, o Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, fez uma captação de órgãos para transplante. Uma equipe da Central de Transplantes de Santa Catarina veio a Lages para realizar o procedimento, que contou com o apoio da equipe do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.
24/4 – Rio do Rastro é o segundo cartão postal mais lembrado
A Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, foi eleita o segundo cartão postal mais lembrado pelos catarinenses. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa e mil pessoas foram ouvidas nos 30 municípios mais populosos de Santa Catarina. Respeitadas as particularidades, cada ponto turístico lembrado por quem participou da pesquisa possui problemas relevantes, que se não sanados podem até interferir na imagem desses locais que, fatalmente, deixariam de ser cartões postais.
25/4 – Berneck começa obra para se instalar
Começa uma nova etapa da implantação da Berneck em Lages. A terraplanagem do terreno que sediará a empresa, localizado na margem da BR-116, alguns quilômetros antes da ponte do Rio Caveiras, tinha iniciado e atualmente está sendo construída a empresa. A proposta é que entre em operação até o fim de 2020. O investimento para a implantação da estrutura física é de aproximadamente R$ 800 milhões. Ao todo, serão gerados cerca de 600 empregos diretos.
26/4 – Cemitérios quase sem espaço
Os cemitérios públicos de Lages encaram o desafio da limitação de espaço. O Cruz das Almas está lotado. No local, não há mais terrenos e nem jazigos disponíveis para venda, a não ser no caso de túmulos que entram em processo para retomada, daqueles túmulos que estão abandonados, e não há identificação de um responsável.
Em maio, foi divulgado que a Prefeitura de Lages comprou, por R$ 2,5 milhões, o Cemitério Vertical da Paz, que fica no Bairro Guarujá. O local já tem duas capelas mortuárias construídas e possui em torno de 23 mil metros quadrados, o que soluciona o problema de falta de espaço.