Esportes
Abertura da Copa do Mundo é nesta quinta-feira
Ex-craque da Seleção Brasileira, Ronaldo será uma das estrelas da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da Rússia, que acontece às 11h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14). A cerimônia será no Estádio Luzhniki, em Moscou, na capital russa.
Além de Ronaldo, o evento de abertura contará com apresentações musicais. Os destaques serão o cantor britânico Robbie Williams e a cantora russa Aida Garifullina, considerada uma das melhores vozes do país.
A bola rola logo após o cerimonial de abertura e os donos da casa enfrentam a Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília). A partida acontece no mesmo estádio da abertura do eventoo.
A Rússia estreia sob desconfiança de seu torcedor. Já são sete jogos consecutivos sem vitória. O último triunfo ocorreu em outubro do ano passado, diante da Coreia do Sul. Além disso, a seleção anfitriã é, atualmente, a pior ranqueada da Fifa entre as 32 que estão no mundial (70ª colocada).
O jogo de estreia é tido como chave para as pretensões dos russos, que acreditam que se vencerem a Arábia Saudita, terão grande chance de avançar à segunda fase da competição. Eles estão no grupo A, que ainda tem Uruguai e Egito.
A novidade no elenco é a presença do brasileiro Mário Fernandes, ex-jogador do Grêmio. Naturalizado russo, o lateral direito, de 27 anos, joga pelo CSKA Moscou. O atleta deve ser titular no time do técnico Stanislav Cherchesov.
A Rússia nas Copas
A história da Rússia no futebol é recente. O país disputou seu primeiro jogo apenas em 1992. Antes disso, entretanto, ainda quando fazia parte da extinta União Soviética, faturou dois títulos olímpicos em 1956 e 1988. Além disso, os soviéticos conquistaram a Eurocopa em 1960.
Com o fim da União Soviética, a Rússia se tornou independente. Em 1994, dois anos após ser fundado, o país participou da Copa do Mundo dos Estados Unidos, contudo, fez uma campanha pífia e acabou eliminado na primeira fase.
Em 2002, a Rússia voltou a disputar o mundial, mas novamente foi desclassificada na primeira fase. Nos mundiais de 2006 e 2010, na Alemanha e na África do Sul, respectivamente, os russos não conseguiram se classificar. Já em 2014, no Brasil, voltaram ao mundial, mas, novamente, não conseguiram avançar à fase de grupos.
A Arábia Saudita, por sua vez, também tem pouca tradição em Copas. O país asiático volta a disputar o mundial depois de 12 anos. Sua última participação ocorreu em 2006, quando foi eliminado na primeira fase.
Os 12 estádios da Copa
São Petersburgo
77 mil pessoas
Kaliningrado
45 mil torcedores
Luzhniki
81 mil torcedores
Spartak (Moscou)
45 mil torcedores
Nizhny Novgorod
45 mil torcedores
Samara
45 mil torcedores
Kazan
45 mil torcedores
Saransk
45 mil torcedores
Arena Rastov
45 mil torcedores
Sochi
47 mil torcedores
Arena de Ecaterinburgo
35 mil torcedores
Arena Volgogrado
45 mil torcedores