Geral
1º Beer Serra Festival movimenta o fim de semana em Lages
Atualização às 18h40 (11/12)
Durante o fim de semana, cerca de cinco mil pessoas, entre elas, as amantes de cervejas artesanais, prestigiaram o 1º Beer Serra Festival. O evento realizado no Centro Cultural Vidal Ramos, antigo Colégio Rosa, contou com a participação de oito cervejarias artesanais da Serra Catarinense, além de shows ao vivo, e uma gastronomia gourmet servida pelos coxilheiros.
Com objetivo de divulgar o que a região tem de melhor no ramo das cervejas artesanais, o 1º Beer Serra Festival atraiu um público diversificado. A estimativa dos organizadores é que durante os dias do evento, mais de cinco mil pessoas devem ter circulado pelo local. Além disso, foram comercializados cerca de 3 mil litros da bebida.
Outro destaque do festival foi o número de lanches vendidos. Os coxilheiros ofereceram ao público um hambúrguer defumado (Pit Smoker) e porções de vaca atolada. Ao todo foram comercializados mais de 1.300 lanches. “Nós somos os pioneiros nesse tipo de hambúrguer na Serra Catarinense e os criadores do varal serrano”, disse Thiago Allegretti, representante do grupo.
Entre as cervejarias participantes, encontra-se a Frostbier, a produtora da primeira cerveja artesanal da Serra Catarinense, que utiliza o pinhão em sua composição. Sob a responsabilidade do empresário Anderson Fabiano Varela, a cerveja está no mercado há mais de 14 anos. Atualmente, produz 10 mil litros ao mês.
De acordo com o empresário, os investimentos não param. Em breve a fábrica ampliará sua capacidade. Serão produzidos cerca de 30 mil litros por mês. “A ideia do evento surgiu para mostrar a força e a qualidade que a cerveja artesanal tem na região” , disse o empresário.
Uma opção de lazer
Para muitos o evento deve acontecer mais vezes na cidade, pois é de grande valia para a população que gosta de tomar uma boa cerveja, ouvir música, ou até mesmo para aqueles que preferem passear com a família. O casal Priscila e Eduardo aproveitaram o sábado ensolarado para passear com a pequena Lara, de um ano de idade. “Um evento muito bom! Um clima agradável para todas as idades” disse Priscila.
Quem também esteve prestigiando o evento foram os lageanos Paulo Sérgio Rodrigues, de 45 anos, e sua filha, Evandina Morais dos Santos. Eles, além de apreciarem uma boa cerveja , gostam muito de ouvir música ao vivo. “Sol, calor, música e cerveja são a combinação perfeita para um dia de lazer”, brincaram pai e filha.
Turismo
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apoia a iniciativa, e junto às cervejarias e produtores de lúpulo, trabalha para desenvolver uma rota cervejeira. O objetivo é proporcionar mais uma opção para quem visita Lages e para potencializar o número de turistas através de rotas, inclusive a da cerveja.
Cervejarias participantes
EisWasser
Princesa da Serra
GuedBeer artesanal
Chopp do Zé
CSJ Cervejaria São Joaquim
Bier Letti
LJaica Cervejas Artesanais
Frost Bier