Notícias

17 dias de festa em Lages, com o Natal Felicidade

Published

em

Papai Noel apareceu, surpreendentemente, em uma das janelas da prefeitura - Fotos: Nilton Wolff/ Divulgação

Desde o dia 7 de dezembro, a praça da Catedral ganhou novas cores e novas iluminações, para ampliar o espírito natalino do lageano. No palco, montado no Largo da Catedral Diocesana, lageanos e lageanas apresentam seus talentos e encantam o público que passa pelo local. Serão 17 dias de evento e até o dia 23, será possível aproveitar as apresentações gratuitas e ao ar livre.

Na noite de abertura, dia 7 de Dezembro, o público se emocionou com o espetáculo um Sonho de Natal, um musical que movimentou mais de 100 pessoas. Composto por coreógrafos, professores e alunos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural, e dos núcleos do Programa Lages Melhor, que leva aos bairros aulas gratuitas de violão, canto, balé clássico, street dance e manequins e modelos. Além da equipe técnica.

Além da apresentação, a chegada mais esperada da noite trouxe um sorriso no rosto para crianças e adultos que prestigiaram o evento. “O Bom Velhinho” chegou em Lages no estilo mais tradicional e conhecido dos costumes locais.

Começou sua jornada se aventurando nos campos, montado em um cavalo. Subiu as escadarias do Morro da Cruz. Lá, admirou a beleza da cidade. Em seguida, percorreu ruas e avenidas até chegar à área central.

Passou por prédios históricos e finalmente subiu com passos curtos e cheio de curiosidade a rua Nereu Ramos até chegar e aparecer surpreendentemente em uma janela da sacada do prédio da prefeitura.

O carrossel iluminado é a novidade deste ano. A estrutura está montada em frente à Casa do Papai Noel, no Salão Encantado – na Praça João Ribeiro. Composto pelas Renas do Trenó do Papai Noel, o brinquedo está divertindo a criançada e encantando os adultos. Esta atração estará disponível todos os dias da programação, de forma gratuita para as crianças.

No primeiro sábado (8), quem abriu a programação foi a Cantata Natalina com o concerto Uma noite de Natal: noite dos Candelabros. Este espetáculo realizado dentro da Catedral Diocesana reuniu o Coral e a Orquestra Sinfônica de Lages.

A Igreja foi totalmente preparada para a apresentação. Com as luzes apagadas e castiçais espalhados no corredor central, o público conferiu o repertório totalmente de músicas natalinas. Esta apresentação contou, também, com a participação do Coral Cantos da Serra, do município de Urupema.

Para fechar a noite de apresentações, o grupo de dança já tradicional na cidade: o Dançar Passarela. Com uma configuração exclusiva de dança com músicas natalinas, trouxe para o palco 15 crianças e adolescentes que encantam pelo talento, vontade e determinação.

Apresentações de dança encantam o palco

No domingo, dia 9, o Largo da Catedral Diocesana ficou lotado para as apresentações de dança dos alunos do projeto Lages Melhor, vinculado à Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages. Subiram ao palco do Natal Felicidade as crianças e adolescentes dos núcleos do Bairro Habitação e São Francisco.

Quem fechou a programação foi o Coral Vozes da Liberdade com o espetáculo Cantata de Natal. Este projeto atua há 18 anos em Lages. Neste ano, houve a participação do tenor, o Padre Carlos Pamplona, vigário da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Bairro Guarujá.

O repertório foi composto por músicas natalinas, todas interpretadas pelas crianças que estudam nas Escolas Municipais de Educação Básica Mutirão (Bairro Habitação), Santa Helena e Fausta Rath (Vila Mariza) e que participam do Coral.

Lages Melhor se apresenta no largo da Catedral

No dia 10, foi a vez das bailarinas e bailarinos da Movere Centro de Danças e do Colégio Bom Jesus Diocesano, com participação de cerca de 120 dançarinas com idade entre cinco e 38 anos. O Projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido no Centro Cultural Vidal Ramos, administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), também subiu ao palco.

A ideia compreende um projeto social criado pelo músico Renato Borghetti, uma parceria entre o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música e o Sesc em Santa Catarina. São atendidos garotos e garotas de sete a 15 anos de idade e, em 2018, comemorou dois anos de execução da iniciativa em solo lageano.

Fábrica de Gaiteiros teve acompanhamento de dança artística

Na terça-feira (11), quem abriu as apresentações foi o projeto Lages Melhor, núcleo do Bairro Santa Mônica, com coreografias bem ensaiadas e bailarinos apaixonados pela dança. O balé, com participação de 35 crianças, de cinco a 14 anos, encantou a todos com três espetáculos: Piratas do Caribe, Flash Dance e Valsa. Seguido pelo street dance, com 22 crianças e adolescentes, com passos muito bem marcados, ritmo dançante e até manobras um pouco mais radicais.

A segunda apresentação foi da companhia de dança de Karen Kriss, com o espetáculo “A pintura sai da tela”, onde a arte da dança se funde com a pintura. O figurino colorido, assim como a aquarela, compuseram o cenário. A ala adulta, com coreografias mais complexas e compassadas no ritmo da música clássica também deu um show a parte.

A última apresentação da noite foi um exemplo de superação. Quem subiu ao palco do Natal Felicidade para levar a arte através da música gospel, foi Ana Paula Palhando Almeida. Uma jovem de 23 anos de idade, moradora do Bairro Santa Catarina, diagnosticada com câncer no cérebro aos cinco anos, perdeu a visão e luta diariamente para superar e seguir em frente, sem o abalo que a sua condição traria a qualquer outra pessoa.

Ana Paula Palhando Almeida emocionou o público

Na quarta-feira (12), os integrantes do projeto Lages Melhor, núcleo do Bairro Guarujá enfeitaram o palco do Natal Felicidade. Apresentaram-se ainda os anjos na janela, espetáculo fixo de todas as noites, até o dia 23 de dezembro.

O Coral Martin Luther trouxe momentos de louvor a Deus com as músicas sacras. Fundado em 1958, conta com 25 integrantes e o maestro Joed Jeffer. Finalizando a noite, o projeto Samba Raiz animou novamente com os clássicos do samba, como Noel Rosa e outros sambistas famosos.

Anjos na janela é espetáculo fixo

Mau tempo cancela apresentações

A chuva e o vento muito fortes prejudicaram a sétima noite de apresentações no palco do Natal Felicidade. Os organizadores precisaram cancelar a programação, porque não havia condições de as crianças permanecerem no local.

A chuva começou exatamente às 20h15, enquanto a banda do projeto “Vivendo com Música”, do 6° Batalhão de Polícia Militar de Lages executava a primeira música. Com a esperança de que a chuva fosse passageira, abrigaram-se na parte coberta do palco e, mesmo assim, apresentaram a segunda música do concerto. Mas o temporal foi se intensificando, sem condições de continuar.

Na quarta-feira (14), as apresentações do Lages Melhor continuaram com o núcleo do Bairro Habitação. Os alunos dos cursos gratuitos de balé e street dance do Lages Melhor também subiram ao palco.

O professor Ederson de Souza levou 50 dançarinos de sete a 14 anos dos bairros Penha e Vila Maria, com as coreografias de Black e White e Bang. O figurino foi adquirido com a renda de dois jantares beneficentes sociais.

A Banda ADP (A Dimensão do Poder) transportou o público para um universo de fé e encontro com Deus na oitava noite de Natal Felicidade. Com sede no Bairro Universitário, este Ministério de Louvor da Igreja Evangélica foi criado há dez anos e a banda existe há cinco. Atualmente, conta com oito componentes (quatro instrumentistas e quatro vocais), de idade média de 25 anos.

Ministério de Louvor da Igreja Evangélica transportou o público para universo de fé

No sábado (15), novamente devido ao mau tempo, a organização, em comum acordo com os pais dos artistas do “Um Sonho de Natal”, que deveria acontecer no Largo da Catedral, foi cancelada a apresentação.

A decisão foi tomada com base nas dificuldades de deslocamento dos artistas, tempo hábil para recuperação do palco e sistema de som; e a previsão de mais chuvas. A passagem da Maria Fumaça de Natal por Lages, e o show da Orquestra Sinfônica de no Teatro Marajoara ocorreram normalmente.

No penúltimo domingo (16) de apresentações, a programação contou com a energia cativante do grupo Dançar Passarela e o sincronismo dos instrumentos da Orquestra Sinfônica Sol, da Alam. O grupo com 15 integrantes do Dançar Passarela encantou o público. A coreografia executada ao som de música gospel trouxe o louvor a Deus e enalteceu ainda mais o espírito natalino.

Orquestra Sinfônica da Alam e Dançar Passarela se apresentaram juntos

Natal nos Bairros é destaque na semana

Na segunda-feira (17), não houve programação no Largo da Catedral, mas o Natal nos Bairros movimentou o Petrópolis. Oito bairros foram selecionados para conferir de perto uma programação especial feita para cada um deles. O Habitação foi o primeiro a receber as atrações. Os bairros Penha, Caroba, Guarujá, Santa Catarina e Conta Dinheiro também receberam as festividades.

Na última terça (18), o Coral Anjos na Janela encantou o público. As lindas canções natalinas ecoaram pela Praça João Ribeiro, a partir do alto das janelas da Prefeitura. Centenas de pessoas assistiram à esta linda apresentação.

A chuva forte, registrada no meio da tarde e que se estendeu até por volta das 18 horas não atrapalhou a programação artística da noite de Natal, no Largo da Catedral. Já no Bairro Santa Helena, o evento Natal nos Bairros teve de ser cancelado.

No Centro, porém, apenas a apresentação da Escola de Artes foi cancelada, mas, em compensação, a Banda do Papai Noel se apresentou e agradou ao público. O cantor, compositor e instrumentista Antônio Lugon subiu ao palco cantando desde Beatles, MPB, Rock e inesquecíveis canções natalinas.

Na quarta (19), teve reapresentação da Banda do Papai Noel, assim como todas as demais atrações permanentes: projeção mapeada na fachada da Catedral, Casa do Papai Noel e Carrossel Iluminado.

O Natal Felicidade 2018 é promovido pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, Flex Relacionamentos Inteligentes, Idaza, American Oil e Caixa; com apoio da Polícia Militar. A programação do Natal Felicidade segue até 23 de dezembro.

clique para comentar

Deixe uma resposta