Conecte-se a nós

Notícias

Veranico de maio antecipa frio intenso, que chega na próxima semana

Published

em

Foto: Vinicius Prado

O frio nem bem chegou, mas já dá lugar ao primeiro veranico do mês de maio. Desde a última quinta-feira (3), as temperaturas estão elevadas, um pouco acima do normal. Os termômetros marcam, em média, máximas de 22°C na Serra Catarinense. Condição se estende até segunda (7), quando volta a esfriar.

De acordo com a Estação Meteorológica Climaterra, neste sábado (5), uma massa de ar bem quente paira sobre Santa Catarina e o céu alterna entre claro e nuvens. Na região, a temperatura ainda fica entre 21°C e 24°C, sem muita chance de chuva, apesar do calor. Quem vai sofrer mesmo com o veranico será o Oeste, onde a máxima pode chegar a 35°C.

Quem estiver no litoral, vai poder aproveitar o sol e as altas temperaturas para curtir uma praia fora de temporada, mas sem esquecer de usar o protetor solar e respeitar os horários de banho de sol (até às 10 horas e depois das 16 horas). O clima também deve ser propício para caminhadas e trilhas.

No domingo (6), a massa ainda continua sobre o Estado, mas uma frente fria começa a passar pelo oceano, afetando principalmente quem está no litoral. O céu pode ser mais inconstante, alternando entre claro e nuvens, mas com intervalos nublados, principalmente do Centro-Oeste ao litoral. Dada as circunstâncias, a chuva pode ocorrer, mas de forma isolada no fim da tarde.

Com o início da noite, as temperaturas voltam a cair e, principalmente, na Serra, as máximas não devem passar dos 20°C. Isso porque, a segunda tem a presença de uma massa de ar polar sobre o oceano, que joga muita umidade no leste de SC. Somente o Oeste catarinense ainda terá períodos de calor intenso naquele dia.

O veranico, então, cessa, e dá lugar a frente fria, que deve caracterizar o mês maio, trazendo o clima típico da época, com amanhecer e anoitecer bem frio, mas com tardes mais amenas. Possivelmente a região serrana deve registrar geada, nos pontos mais altos e as primeiras temperaturas negativas no topo da Serra.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: