Conecte-se a nós

Notícias

Várias réplicas sacodem Índico após terremoto

Published

em

Nova Délhi, 13/06/2010, (EFE)

 

As ilhas indianas de Nicobar, no sudeste do subcontinente, registraram hoje várias réplicas de mais de 5 graus na escala Richter, após um primeiro terremoto, de 7,5 graus, esta madrugada em frente à costa.

 


O primeiro tremor ocorreu às 0h56 (hora local da Índia, 16h26 de Brasília do sábado), com epicentro a cerca de 160 quilômetros ao oeste das ilhas de Nicobar e a uma profundidade de 35 quilômetros.

 


Sua intensidade foi de 7,5 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Centro de Alertas de Tsunami e o Serviço Geológico dos Estados Unidos, embora o Centro Nacional indiano de Serviços de Informação Oceânica (INCOIS) o situou em 7,7 graus.

 


De acordo com o Departamento Meteorológico indiano (IMD), um segundo tremor aconteceu às 4h14 (local) com uma intensidade de 5,3 graus, e outros dois tremores de 5,1 graus ocorreram entre as 11h e 12h.

 


Embora segundo o IMD não tenham acontecido danos materiais, os tremores foram sentidos também no litoral do leste e do sudeste do subcontinente indiano, onde muitos aldeões saíram correndo de suas casas para se proteger em lugar seguro.

 


Após o primeiro terremoto, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu um aviso de tsunami, mas mais tarde o cancelou.

 


"A leitura do nível do mar indica que não se gerou um tsunami significativo. Portanto, o aviso emitido por este centro fica agora cancelado", notificou o PTWC em comunicado.

 

Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: