Notícias

Urnas eletrônicas são distribuídas em Lages

Published

em

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das eleições, neste domingo (7) foram distribuídas aos locais de votação na tarde de sábado (6). Em Lages, as urnas estavam armazenadas no Cartório Eleitoral, na Avenida Belizário Ramos, desde o mês de agosto, quando começou o processo de configuração e audições. No local, o trânsito ficou em meia pista para facilitar ao acesso dos veículos oficiais que fizeram o transporte.

De acordo com o chefe de cartório da 21ª Zona Eleitoral, Gilmar Duarte, as urnas foram encaminhadas para os locais de votação, onde permanecerão sob esquema de segurança. “As urnas já foram auditadas e seguem em caixas devidamente lacradas e ficam sob responsabilidade dos delegados de prédio e serão abertas na manhã de domingo” disse.

Assista ao vídeo e veja como foi o carregamento de urnas destinadas ao Santa Rosa, Bom Jesus Diocesano, Vidal Ramos e Centro Educacional

Ao todo, há 559 sessões eleitorais, porém, foi disponibilizado 660 urnas para 8 municípios da região. A diferença entre o número de urnas e o número de seções refere-se às urnas de contingência, utilizadas para substituição, caso ocorram problemas técnicos com algumas das urnas utilizadas no pleito. Na cidade de Lages, são 386 seções eleitorais, distribuídas em 45 locais de votação.

A distribuição é supervisionada por servidores da Justiça Eleitoral. Além disso, por oficiais de justiça, como é o caso de Correia Pinto. Cintia Camargo de Oliveira foi a responsável por acompanhar o transporte das 33 urnas destinadas ao município. “Esta é a sexta vez que participo da distribuição de urnas. Porém, é a primeira vez que vou acompanhar o transporte até aos locais de votação”.

Cintia acompanha o carregamento das 33 urnas destinadas ao município de Correia Pinto

Em Santa Catarina, foram distribuídas 19.089 urnas, sendo 354 delas para justificativa do eleitor. As urnas saíram das zonas eleitorais para os 3.726 locais de votação, logo após o sorteio da Votação Paralela, a chamada de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso.

Em audiência pública, as urnas sorteadas foram substituídas por outras devidamente carregadas com dados de candidatos e eleitores. As demais foram distribuídas por um sistema de rotas, estabelecidas entre as Zonas Eleitorais e empresa de transporte contratada através de processo licitatório.

O transporte e a entrega aos delegados de prédio de cada local de votação serão monitorados por servidores da Justiça Eleitoral, garantindo integridade ao processo. Após o término da votação, às 17h, as urnas serão recolhidas e enviadas aos cartórios eleitorais. A partir das 19h dever começar apuração das eleições 2018.

clique para comentar

Deixe uma resposta