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UPA: Construção passa da metade, está concluída em 55%

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Um dos maiores desejos da população de Lages, na área da Saúde, está mais perto de ser realizado. Com pelo menos três anos de atraso, devido a problemas técnicos e financeiros, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está em ritmo acelerado. Dos 23% executados, até dezembro do ano passado, a obra hoje está em 55%.

Moderno e inovador equipamento para casos de urgência e emergência, a UPA, localizada no Bairro Universitário, ao lado da rodoviária, começou a ser construída em 2011 e deveria ter sido inaugurada em 2014. Em 2016, os trabalhos foram abandonados pela empresa que os executava, sendo necessário contratar outra empreiteira.

Àquela época, o Ministério da Saúde solicitou informações sobre o andamento da obra, e como não teria recebido ofícios com as respostas, instalou uma auditoria e exigiu a devolução dos recursos aplicados pelo Governo Federal, algo em torno R$ 1,5 milhão corrigidos. Além disso, determinou a paralisação das obras devido ao descumprimento do prazo de entrega à população.

Reversão_ A atual administração municipal recebeu as obras em 23%. Segundo a secretária de Saúde, Odila Waldrich, eram dois problemas: a obra inacabada e o município sem esse dinheiro em conta para devolver ao Ministério da Saúde. “A situação foi vista por nós como um absurdo, pois as pessoas esperam por esse serviço há muitos anos. E aí começou uma briga e uma corrida contra o relógio.” Odila foi a Brasília e encaminhou relatórios ao Ministério, que reconsiderou e deu nova chance à prefeitura.

Obra deve ser concluída até junho de 2018 e oferecerá atendimento a adultos e crianças – Foto: Marcelo Pakinha/PML/Divulgação

Emergência infantil será transferida para UPA

A nova construtora trabalha em ritmo acelerado e não vai interromper as obras mesmo durante as férias de verão. A previsão é de que tudo esteja concluído até o fim do primeiro semestre de 2018.

A Prefeitura de Lages repassa mensalmente ao Ministério da Saúde os relatórios com fotos e dados da evolução das obras. Mas mesmo com a autorização para prosseguimento da construção, o Governo Federal determinou que o Município faça investimentos próprios. Conforme o orçamento recalculado, a prefeitura custeia R$ 300 mil por mês, desde junho. Há ainda um valor de R$ 500 mil na conta da prefeitura, disponibilizado pelo Ministério, para a compra de móveis e equipamentos.

Atendimento_ E quando a UPA entrar em funcionamento, serão repassados R$ 200 mil mensais pelo Governo Federal, o que vai aliviar os cofres do município. O atendimento do Tito Bianchini e da Emergência do Hospital Infantil serão transferidos  para a UPA.

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Aplicativo está parado por falta de dinheiro

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Foto: Divulgação

Em abril, completa um ano que o aplicativo Gerência Vias está desativado. A ferramenta foi utilizada durante dois anos em Lages para monitorar as estradas do interior com o auxílio da própria comunidade. Hoje, sem recurso financeiro, o APP está parado desde que encerrou o contrato com a prefeitura, em 2017.

O encerramento do contrato com a startup Jumper Sistemas se deu por falta de verba, segundo o secretário de Pesca e Agricultura, Osvaldo Uncini. Segundo ele, não foi possível renovar pelo custo. “Estávamos com pouco recurso ano passado, e era preciso aplicar nas estradas diretamente”, argumenta.

O assunto foi retomado, porque devido a problemas recentes em estradas do interior, questionou-se sobre o aplicativo que tem o objetivo de notificar a prefeitura sobre ocorrências nas vias municipais do interior. Uncini confirma que “não havia nenhum problema com o aplicativo, somente não havia recurso mesmo”.

“A gente procura, ao invés de APP, ir pessoalmente. As pessoas reclamam por telefone, e a gente vai lá e resolve o problema”. O dono da startup Jumper Sistemas, Kleverton Antunes, contou que a ferramenta só deixou de funcionar mesmo por esse fator. Ano passado, quando encerrou o contrato, eles até tiveram uma reunião, mas não foi possível continuar com o sistema.

Mas o secretário ressalta que o Gerência Vias é bom e que, caso a situação financeira da prefeitura melhore, pode retomar o serviço. O APP foi bastante divulgado no ano em que foi lançado, em 2015. Inclusive, tendo ganhado um prêmio do Ministério do Turismo.

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Águia 4 e Samu querem firmar parceria para salvar vidas

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Foto: Andressa Ramos

Minutos na vida de um paciente fazem diferença. Ainda mais quando se trata de um acidente. Para se tornar o atendimento mais ágil e aumentar a expectativa de sobrevida de um paciente, a 5ª Companhia de Aviação com o Helicóptero Águia 4 e a equipe de profissionais do Samu trabalham em parceria, mas de forma informal, desde 2015. O único objetivo é salvar vidas.

Porém, para reduzir o tempo de resposta, o Samu precisaria ter uma equipe fixa no Aeroporto de Lages. Quando fossem acionados para uma ocorrência poderiam sair prontamente para atendimento. Da forma que é feito hoje, a equipe do Águia 4 precisa esperar a equipe do Samu se deslocar da base, levando em média 10 minutos até o aeroporto.

A equipe do Águia quer a parceria para ajudar os cidadãos, pois destaca que são pagos para executar trabalhos de ocorrências policiais, mas, como recebem essa demanda, atendem, juntamente com o Samu, acidentes envolvendo pessoas.

O coordenador do Samu em Lages, Leonardo Augusto Coelho, lembra do caso de um paciente em Anita Garibaldi que foi socorrido pelas equipes. “Nós chegamos, atendemos e trazemos o paciente. Se não fosse de helicóptero, esse seria tempo apenas para chegarmos à cidade e fazer o socorro. Em distâncias longas, conseguimos cobrir com um bom tempo de resposta.”

Documento

Em resposta a uma moção legislativa de autoria do vereador Maurício Batalha Machado (PPS), o então secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, definiu, de acordo com informações da gerência do Samu, o momento atual como conturbado e inviável para o atendimento ao pleito em virtude da cisão ocorrida com a Organização Social SPDM, que faz a gestão da regulação de urgência e o suporte avançado à vida, a qual está sendo substituída pela empresa OZZ Saúde, havendo, com isso, a necessidade de determinado tempo e condição econômica favorável para a celebração de novas parcerias em razão da otimização do uso dos recursos públicos com a redução de custos com aluguéis, pessoal, serviços, etc.

Secretaria de estado da saúde emite nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a Região da Serra Catarinense tem a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tanto terrestre como aéreo. A região possui uma cobertura com: uma Central de Regulação em Lages; duas Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel), sendo uma em Lages e outra em São Joaquim; e oito Unidades de Suporte Básico, sendo duas em Lages, uma em São Joaquim; uma em Otacílio Costa, uma em Campo Belo do Sul, uma em Bocaina do Sul, uma em São José do Cerrito e uma em Bom Retiro. No transporte aeromédico, a Serra Catarinense está assistida pelas aeronaves Arcanjo 4 (asa fixa) de Florianópolis para as transferência e transportes, e também do Arcanjo 2 (asa rotativa) de Blumenau, que fornece suporte e atendimento à região.

A Serra Catarinense possui uma população de 291.372 habitantes e é a menos populosa do Estado. O número de ocorrências é proporcional ao número de habitantes. Segundo informações da gerência do SAMU, o serviço atende a população da Serra Catarinense com qualidade.
Além disso, a atual condição orçamentária do Estado não possui recursos para financiar a manutenção de uma aeronave na região devido ao alto investimento. Os custos giram em torno de R$ 66 mil por mês para contratação, encargos e benefícios das equipes de enfermeiros e médicos. Há também o custo dos equipamentos e materiais médico-hospitalares, serviço de esterilização, serviço de limpeza, insumos, custo e viabilização da compra de 18 mil litros de combustível a cada seis meses, sendo que somente o querosene de aviação custaria aproximadamente R$ 90 mil por semestre.

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Uber chega a Lages e em mais três cidades da Serra

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Desde sexta à tarde, o Uber está funcionando em Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto e Curitibanos. Oportunidade de renda para quem está desempregado ou quer complementar o orçamento, o aplicativo faz seleção dos motoristas que querem atuar no setor.

Em Lages, está funcionando o tipo X, que seleciona somente veículos de quatro portas, com ar-condicionado e fabricados após 2008.
Dionathan Micael é um dos motoristas do aplicativo selecionados para trabalhar em Lages. Das 14 horas, que foi o horário de início do Uber na cidade, até as 16 horas, ele fez cinco viagens. Ele pretende, com o valor recebido das corridas, pagar seu carro. “Na reunião que tivemos, tinha umas 90 pessoas, alguns curiosos, outros não”, lembra.

Apesar de estar motivado com o novo trabalho, pois até então estava desempregado, ele conta que sempre tem quem chame e cancele a corrida. “Fui em três chamadas que as pessoas desistiram quando eu já estava perto. Acho que não acreditavam que [o serviço] estava funcionando.”

Cada viagem que executa, 25% do valor vai para a empresa Uber. Mesmo assim, chamar um motorista pelo aplicativo, continua sendo mais barato do que andar de táxi tradicional. Para solicitar os serviços de Uber, é necessário baixar e acessar o aplicativo pelo celular.

Alguns preços

>>Origem: Angeloni
Destino: Bairro Universitário
Preço: R$ 8

>>Origem: UDESC/CAV
Destino: Lages Garden Shopping
Preço: R$ 11

>>Origem: Aeroporto
Destino: Centro
Preço: R$ 14

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Delegacia Regional facilita acesso ao cidadão

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Foto: Cristiano Rigo Dalcin/ADR Lages/Divulgação

Dois meses após a inauguração, a nova Delegacia Regional de Polícia, em Lages, tem chamado atenção pela acessibilidade. Usuários dos serviços de trânsito e funcionários destacam as facilidades de acesso e rapidez no atendimento do novo endereço, localizado na Avenida Belizário Ramos, no cruzamento com a Avenida Dom Pedro II, no Centro.

O sistema informatizado de senhas é a primeira mudança significativa em relação ao espaço anterior, atualmente ocupado apenas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil. Logo na entrada, o cidadão é convidado a acessar o totem eletrônico, que direciona o atendimento (Ciretran, CNH, alvarás, etc). Além da organização no atendimento, que distingue entre preferencial (idosos, gestantes e mães com filhos de colo) e normal, o sistema possibilita que os gestores de cada área verifiquem dias e horários de maior demanda, visando qualificar o atendimento.

Com 2,3 mil metros quadrados, os serviços estão distribuídos por 20 ambientes. Uma das novidades é a sala informatizada para realização da prova do Detran, realizada por todos que desejam obter habilitação para dirigir. “As provas são digitais e realizadas em uma sala totalmente informatizada, e assim não utilizamos mais o papel, como era feito anteriormente”, destaca a delegada regional Luciana Rodermel.

Na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que confecciona a documentação de veículos, e no setor de CNH (carteira de motorista), só nos últimos 60 dias, foram realizados 25.351 atendimentos, sendo 11.536 visando a retirada ou renovação de CNH, e 13.815 para regularização da documentação de veículos (Ciretran). “Todo dia recebemos algum elogio no balcão, seja pelo atendimento, pela acessibilidade e até pela facilidade de estacionamento, e isso nos motiva ainda mais a prestar um bom serviço para o cidadão”, atesta a chefe do Ciretran, Leila Schmitz.

Depoimentos

A técnica em Enfermagem Thais Albino Tristão esteve na Delegacia Regional, para encaminhar a documentação de renovação da CNH. Com o filho em uma cadeira de descanso, ela recebeu atendimento preferencial. “Foi mais fácil do que imaginei. Achei que demoraria bem mais para ser atendida”, contou Thaís, que irá retornar após sete dias para retirar a nova CNH. Alisson Nunes, 23 anos, trabalha em uma empresa de contabilidade e tem frequentado a nova delegacia toda semana. “Ficou excelente, com maior espaço e conforto para esperar o atendimento”, destacou.

Para a delegada Luciana Rodermel , os benefícios proporcionados pelo nova delegacia eram esperados. “Tudo que já havíamos previsto, como o aumento do espaço e a acessibilidade da população, está acontecendo”. Ela comanda uma equipe formada por 40 servidores, entre policiais, contratados, estagiários e funcionários de serviços gerais. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

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