Conecte-se a nós

Notícias

Unidade de Saúde no Centenário é entregue a comunidade

Published

on

Prefeito Ceron entrega nova Unidade de Saúde no Centenário - Foto: Marcelo Pakinha/ PML/ Divulgação

Na véspera do aniversário de 251 anos de fundação do município, o prefeito Antonio Ceron e a secretária de Saúde Odila Waldrich inauguraram na manhã desta terça-feira (21 de Novembro), a nova Unidade Básica de Saúde, no bairro Centenário. Em funcionamento desde ontem, a estrutura impressiona pelo tamanho, qualidade e a capacidade de acolhimento e atendimento à população.

“A antiga unidade era do tamanho de um corredor, em que os pacientes precisavam desviar dos equipamentos”, compara Ricardo Chimello, gestor da Unidade que atende uma área com cerca de sete mil moradores.

Para se ter uma ideia, a recepção possui 40 cadeiras para espera, bebedouro e todos os banheiros são adaptados para cadeirantes. A unidade também dispõe de salas exclusivas para nebulização, observação, curativo e almoxarifado. Além de dois amplos consultórios com três cadeiras odontológicos, os agentes de saúde e estagiários agora também possuem salas exclusivas. No lado externo, uma área coberta foi construída para os exercícios e atividades dos grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Além de sistema de alarme, foram colocadas grade de ferro em todas as portas e janelas.

“Estou impressionada com o tamanho do novo postinho. Agora é um postão!”, avalia a moradora e usuária da unidade, Luana Damasceno. A dona de casa Paula Ribeiro Soares lembra do transtorno que era ir na antiga unidade em dias de chuva. “Não tinha espaço e as pessoas precisavam ficar do lado de fora”, compara.  Já o presidente da União das Associações de Moradores de Lages, Antonio Carlos Costa (Tita), que também preside o Conselho Municipal de Saúde, aponta que havia uma preocupação com a deterioração da estrutura, em função da paralisação das obras.

Com mais de 1.500 m² de área construída, a unidade que é o maior modelo dentro dos padrões do Ministério da Saúde, começou a ser construída em 2014, com recursos federais. De acordo com a secretária de Saúde, Odila Waldrich, as obras que ficaram paralisadas durante um período, foram retomadas em janeiro deste ano pela nova administração do município que precisou executar melhorias na parte elétrica, hidráulica e licitação para compra de mobiliário e equipamentos para entregar a obra à comunidade. “Agora sim podemos fazer o acolhimento e o atendimento correto da população”, ressalta.

Em sua fala, o prefeito Ceron destacou a importância da obra que vai atender uma região populosa, segundo ele, maior que mais da metade dos municípios catarinenses. “Que a população encontre aqui um alívio para as suas dores e angústias. Melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais e a qualidade do atendimento para a comunidade são propósitos da nossa gestão”, declarou.

Localizada na rua Visconde de Cairú, a unidade que atende as áreas 04 (Santos e São Luís) e área 05 (Morro Grande e Centenário), possui duas equipes de Estratégia Saúde da Família, ambas com equipes de Saúde Bucal. A equipe é formada por duas médicas; duas enfermeiras; dois dentistas; duas auxiliares de Saúde Bucal; quatro técnicas de enfermagem; seis agentes comunitários de Saúde e um auxiliar de serviços gerais.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Notícias de segurança

Published

on

Por

Colisão

Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar foram acionados para atender a uma colisão, na Avenida Presidente Vargas, em Lages, por volta das 23h30 de domingo (15). O acidente aconteceu quando um Celta atingiu a traseira de uma Kombi que comercializa cachorro quente, estacionada em frente a concessionária Via Serra.

Não foram divulgados os nomes dos envolvidos, tampouco seu estado de saúde após o ocorrido. De acordo com a PM, os ocupantes do carro foram conduzidos pelo Corpo de Bombeiros e Samu ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, e o veículo foi recolhido ao pátio.

 

Princípio de incêndio

Também no domingo (15), por volta das 22h35, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a um princípio de incêndio em vegetação, ocorrido na Rua João Lemos Machado, no Bairro Morro Grande, em Lages. O fogo atingiu cerca de 60 metros quadrados, mas foi facilmente controlado. Não houve vítimas.

 

Briga

No início da tarde de domingo (15) o Corpo de Bombeiros de Lages foi acionado para atender a dois homens que se envolveram em uma briga, na Avenida João Goulart, Bairro Tributo, em Lages. Após um desentendimento, M.S. e A.L. se agrediram usando pedaços de madeira e uma foice.

M.S. tinha ferimentos na parte da frente da cabeça e estava desorientado. A.L. tinha ferimentos na parte de trás da cabeça, mas estava lúcido. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ambos tinham sinais de embriaguez e foram levados para a emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Mais um atropelamento na BR-282, em Lages

Published

on

Por

Um adolescente, menor de idade, foi atropelado enquanto andava de bicicleta pelo acostamento da BR-282, nas proximidades do Motel Villages, em Lages. O acidente aconteceu por volta das 19h30 de domingo (15), no KM 214.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lages, o acidente aconteceu quando M.A.S.O., 65 anos, saiu da pista e atingiu a traseira da bicicleta. O homem dirigia uma Triton L200, com placas de Lages e, segundo a PRF, tinha indícios de embriaguez, porém se recusou a fazer o teste do bafômetro.

O Corpo de Bombeiros atendeu à vítima, que foi encaminhada para o Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, com ferimentos no rosto e suspeita de fratura no fêmur direito.

 

Colisão na Avenida das Torres

Ainda no domingo a PRF registrou outro acidente provocado por embriaguez, também na BR-282, nas proximidades do Lages Garden Shopping.

Um Kadett com placas de Lages  trafegava pela marginal da rodovia em velocidade acima da permitida, quando perdeu o controle e invadiu o canteiro que divide a Avenida das Torres, batendo contra o poste do sistema de monitoramento da Polícia Militar.

De acordo com a PRF o condutor E.S.M., cuja idade não foi divulgada, foi submetido ao bafômetro, que constatou alto índice de ingestão de álcool. Ele foi conduzido para a Central de Polícia, para os procedimentos legais.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Justiça arquiva delação contra Raimundo Colombo

Published

on

Por

Foto: Arquivo CL

O processo que apurava a delação premiadas envolvendo o então governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, foi arquivado.  O juiz Fernando Vieira Luiz, da 2ª vara criminal da Capital, aceitou a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina. A informação foi divulgada pelo jornalista da NSC, Upiara Boschi. 

A delação envolvia integrantes do PSD apontados como beneficiários de R$ 10 milhões da empresa JBS. O acordo envolvia dinheiro para campanha eleitoral em troca da venda da empresa estatal de água e saneamento, Casan.

Colombo foi denunciado em abril. A Procuradoria-Geral da República ainda não havia apresentado uma denúncia sobre essa investigação,  a investigação estava com  27ª Promotoria de Justiça, que atua na área de moralidade administrativa.

Em um parecer de 14 páginas, a promotora Rosemary Machado Silva entende que a narrativa do delator Ricardo Saud, ex-executivo da JBS, não sobrevive à contextualização dos fatos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©