Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra no litoral – CL+
Conecte-se a nós

Geral

Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra no litoral

Published

on

Foto: Foto: Julio Cavalheiro/Secom;Divulgação

As chuvas das últimas 24 horas, que já superam os 100mm no Litoral catarinense, especialmente entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis até o Litoral Norte, e a previsão para os próximos dias mantêm a Defesa Civil do Estado em alerta. Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, a chuva deve continuar até a sexta-feira (12), com intensidade moderada em alguns momentos, podendo acumular de 80 a 120mm, especialmente de Florianópolis a Laguna.

“Esses acumulados de chuva podem causar alagamentos pontuais e deslizamentos de terra, por isso nossa preocupação. Pedimos para que as pessoas acompanhem os alertas oficiais do Estado, principalmente pelas mídias sociais, sites do governo e SMS. Recomendamos também observar as áreas próximas e suas condições. Qualquer alteração deve ser comunicada a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193”, informou o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Em Florianópolis, as chuvas ocasionaram alagamentos pontuais em vias públicas nas últimas 24h. Também foram registradas três ocorrências, sendo dois deslizamentos e uma queda de um muro, todos próximos a residências. Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram os atendimentos.

Previsão para os próximos dias

A previsão do tempo da Epagri/Ciram para quinta-feira, 11, é de sol entre nuvens, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões, há predomínio de nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, especialmente no Litoral. A temperatura segue mais elevada no Oeste e amena nas demais regiões.

“Estamos com uma área de instabilidade no Litoral, o que tem causado as chuvas que devem seguir até a sexta-feira. A partir de sábado e domingo o tempo já começa a melhorar, mas ainda há chance de chuva. É normal no verão essas chuvas persistentes, especialmente no Litoral, causados por fatores como o aquecimento das águas dos oceanos e o grande fluxo de umidade”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Correa.

Para a sexta-feira, 12, a previsão é de sol em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio-Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva e aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e Defesa Civil  e redes sociais.

 

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.

 

Comentários
clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DIC prende suspeitos por receptação e tráfico

Published

on

Por

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages, prendeu três suspeitos na tarde sexta-feira, em Lages. Os irmãos Gabriel de Jesus, de 19 anos, e Anderson Ferraz Farias, 27. Eles foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Conforme a Polícia Civil, as prisões ocorreram no Bairro Caroba, quando os dois tentavam vender uma motocicleta Honda Biz, cor preta, furtada na cidade de Urupema, no dia 6 de janeiro deste ano. Além da motocicleta, foi apreendido o volante de uma caminhonete Ford, o qual foi subtraído e m Urupema, e mais R$ 350.

A terceira prisão foi no Bairro São Paulo. De acordo com a DIC, Sidnei Gonsalves, de 34 anos, foi preso pelos crimes de tráfico de maconha e crack, posse ilegal de munição e também por receptação. Gonsalves, era investigado desde o ano passado. Ele foi flagrado na noite de quinta, vendendo maconha em sua residência.

Ainda de acordo com a polícia, na casa, além de serem apreendidas 23 pedras de crack, certa quantidade de maconha, 20 munições intactas e uma certa quantia em dinheiro, foram recuperados diversos móveis e eletroeletrônicos furtados/roubados que havia recebido como forma de pagamento da venda de drogas. A polícia informou que os três presos possuem antecedentes criminais. Ele foram levados para o Presídio Regional de Lages.

Comentários
Continue Lendo

Geral

Corpo de jovem é resgatado de rio em Urubici

Published

on

Por

Rio do Baiano, em Urubici- Foto: Divulgação

Um jovem, de 22 anos, morreu afogado no Rio do Baiano, na tarde de sexta-feira (19), em Urubici. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Márcio Adriano da Silva Ribeiro teria saído para pescar e não retornou no horário de costume. Técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para remover o corpo para autópsia. Márcio era natural de Urubici. Ainda não há informações sobre as causas do afogamento.

 

Comentários
Continue Lendo

Geral

Homem morre esmagado em acidente com trator

Published

on

Neste acidente o tratorista saiu ileso - Foto: Divulgação

Dois acidentes com tratores agrícolas foram registrados em São Joaquim, na Serra Catarinense, e resultaram em uma vítima fatal. Em um dos acidentes, o tratorista morreu esmagado. O corpo de Juventino Meireles, foi encontrado, ontem, embaixo do veículo, em uma estrada na localidade Rondinha, no interior do município.

Conforme o site São Joaquim Online, o acidente foi próximo a uma propriedade, onde ele prestava serviço de trabalhador rural. O tratorista estava desaparecido desde o final da tarde de domingo, quando saiu para trabalhar e não retornou. Devido à chuva, equipes da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP) tiveram dificuldades para chegar ao local e recolher o corpo. As causas do acidente serão investigadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no outro acidente envolvendo um trator, o tratorista saiu ileso. O acidente foi registrado na localidade do Luizinho. O trator teria tombado enquanto o agricultor trabalhava em um pomar de maçã. O condutor teria perdido o controle do veículo, que capotou em seguida. Ele conseguiu escapar a tempo e, por isso, não se feriu.

Comentários
Continue Lendo

Geral

Manifestação de moradores na Avenida 31 de Março

Published

on

Foto: Andressa Ramos

Com faixas e cartazes moradores do Bairro Guarujá, em Lages, se manifestam contra a violência e pedem a construção de uma base fixa da Polícia Militar. Eles percorrerão a avenida até o Posto Guarujá.

Comentários
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©