Bombeiros iniciam Operação Veraneio no Salto Caveiras – CL+
Conecte-se a nós

Geral

Bombeiros iniciam Operação Veraneio no Salto Caveiras

Published

on

Bombeiros fazem ronda no alagado do Salto Caveiras

Com o objetivo de evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros começou, no dia 17 de dezembro, e segue até o dia 25 de fevereiro com a Operação Veraneio no Salto Caveiras. Os bombeiros alertam que a represa do Salto Caveiras não é local adequado para banho, devido a sua profundidade muito acentuada a poucos metros da margem.

As ações de prevenção são focadas em uma região do Salto que tem bares aos domingos e feriados, das 09h30min ao meio-dia e das 14 horas às 19 horas. A operação do ano passado não contabilizou nenhum afogamento.

O batalhão de Lages, que compreende além do município, as cidades de São Joaquim e Rio do Sul contabilizou 18 óbitos por afogamentos, ocorridos de 15 de março de 2016 a 15 de março de 2017. Segundo o tenente Varela, o batalhão está dentre os 14 batalhões, que mais atendem e registram óbitos em água doce no Estado. “Desde 2012 os óbitos não baixam de 12 no período de um ano”.

A estrutura para a operação é formada por dois bombeiros, uma embarcação motorizada, um jet ski e uma caminhonete. Além de materiais e equipamentos diversos, como nadadeiras, boia, coletes salva-vidas, cabo flutuante, entre outros. Os bombeiros sinalizaram na represa os locais que o público pode acessar com segurança.

Orientações do Corpo de Bombeiros

1. Não ingerir bebida alcoólica e acessar um ambiente aquático.
2. Ao se alimentar, aguardar duas horas para nadar.
3. Manter as crianças em constante vigilância e com colete salva-vidas.
4. Verificar sempre a profundidade e não mergulhar (saltar na água de cabeça), sem conhecer o ambiente.
5. Atentar para as orientações ou sinalizações colocadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
6. Não usar colchões infláveis ou boias de pneu, elas dão uma falsa sensação de segurança, caso o banhista perca o contato com as mesmas em locais mais profundos, pode ficar a deriva e se afogar.
7. Caso observe alguém se afogando o ideal é que não entre na água, caso não domine técnicas de natação e/ou salvamento aquático, pois poderá ser mais uma vítima. Leve para estes locais uma boia a qual deve ser ancorada por um cabo (corda), em um ponto fixo e firme na margem (represas, açudes, lagos e lagoas etc), arremessando-a para a vítima se necessário.
8. Os condutores de embarcação a motor e jet sky devem ser habilitados, com carteira de habilitação Arrais Amador expedida pela Marinha do Brasil.
9. Observar o limite de peso para a embarcação e/ou quantidade de pessoas, bem como os ocupantes da embarcação devem usar sempre o colete salva-vidas.
10. Parques aquáticos, clubes com piscinas com profundidade superior a 1,5 e dimensão horizontal maior que 12 metros, devem manter serviço de segurança aquática (guardião de piscina) devidamente identificado, durante todo o período de funcionamento do local.

Comentários
clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DIC prende suspeitos por receptação e tráfico

Published

on

Por

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages, prendeu três suspeitos na tarde sexta-feira, em Lages. Os irmãos Gabriel de Jesus, de 19 anos, e Anderson Ferraz Farias, 27. Eles foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Conforme a Polícia Civil, as prisões ocorreram no Bairro Caroba, quando os dois tentavam vender uma motocicleta Honda Biz, cor preta, furtada na cidade de Urupema, no dia 6 de janeiro deste ano. Além da motocicleta, foi apreendido o volante de uma caminhonete Ford, o qual foi subtraído e m Urupema, e mais R$ 350.

A terceira prisão foi no Bairro São Paulo. De acordo com a DIC, Sidnei Gonsalves, de 34 anos, foi preso pelos crimes de tráfico de maconha e crack, posse ilegal de munição e também por receptação. Gonsalves, era investigado desde o ano passado. Ele foi flagrado na noite de quinta, vendendo maconha em sua residência.

Ainda de acordo com a polícia, na casa, além de serem apreendidas 23 pedras de crack, certa quantidade de maconha, 20 munições intactas e uma certa quantia em dinheiro, foram recuperados diversos móveis e eletroeletrônicos furtados/roubados que havia recebido como forma de pagamento da venda de drogas. A polícia informou que os três presos possuem antecedentes criminais. Ele foram levados para o Presídio Regional de Lages.

Comentários
Continue Lendo

Geral

Corpo de jovem é resgatado de rio em Urubici

Published

on

Por

Rio do Baiano, em Urubici- Foto: Divulgação

Um jovem, de 22 anos, morreu afogado no Rio do Baiano, na tarde de sexta-feira (19), em Urubici. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Márcio Adriano da Silva Ribeiro teria saído para pescar e não retornou no horário de costume. Técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para remover o corpo para autópsia. Márcio era natural de Urubici. Ainda não há informações sobre as causas do afogamento.

 

Comentários
Continue Lendo

Geral

Homem morre esmagado em acidente com trator

Published

on

Neste acidente o tratorista saiu ileso - Foto: Divulgação

Dois acidentes com tratores agrícolas foram registrados em São Joaquim, na Serra Catarinense, e resultaram em uma vítima fatal. Em um dos acidentes, o tratorista morreu esmagado. O corpo de Juventino Meireles, foi encontrado, ontem, embaixo do veículo, em uma estrada na localidade Rondinha, no interior do município.

Conforme o site São Joaquim Online, o acidente foi próximo a uma propriedade, onde ele prestava serviço de trabalhador rural. O tratorista estava desaparecido desde o final da tarde de domingo, quando saiu para trabalhar e não retornou. Devido à chuva, equipes da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP) tiveram dificuldades para chegar ao local e recolher o corpo. As causas do acidente serão investigadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no outro acidente envolvendo um trator, o tratorista saiu ileso. O acidente foi registrado na localidade do Luizinho. O trator teria tombado enquanto o agricultor trabalhava em um pomar de maçã. O condutor teria perdido o controle do veículo, que capotou em seguida. Ele conseguiu escapar a tempo e, por isso, não se feriu.

Comentários
Continue Lendo

Geral

Manifestação de moradores na Avenida 31 de Março

Published

on

Foto: Andressa Ramos

Com faixas e cartazes moradores do Bairro Guarujá, em Lages, se manifestam contra a violência e pedem a construção de uma base fixa da Polícia Militar. Eles percorrerão a avenida até o Posto Guarujá.

Comentários
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©